22ª FENADOCE : Doce de Feijão é curiosidade
Os tradicionais doces de origem portuguesa da doçaria Delícias Portuguesas, na 22ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce), encantam aos olhos e paladares daqueles que os degustam, mas um em especial tem despertado a curiosidade dos visitantes. Lançado nesta edição da feira, o Pastel de Feijão é salgado só no nome.
A receita veio da cidade de Torres de Vedra, cidade próxima de Lisboa, em Portugal. Há três anos a doceira Eulália Duarte tentava criar o doce com ingredientes brasileiros que, para dar certo, teve que ser adaptado. “Nossa farinha é muito mais pesada do que a que temos em Portugal. O jeito foi reajustar as medidas, entre outros segredinhos, para garantir a leveza da massa”, conta a doceira. Em Portugal, o Pastel de Feijão está em processo da certificação. O doce receberá um selo que garantirá a procedência portuguesa.
A curiosidade dos visitantes tem impulsionado as vendas da novidade no estande. A fisioterapeuta Mariana Martins, de São Lourenço do Sul/RS, visita a feira todos os anos e se surpreendeu com o sabor da sobremesa. “O nome remete ao salgado, mas o sabor é semelhante ao do quindim, mas com uma textura diferente”, disse Mariana ao trocar o bombom de morango, seu doce preferido, pelo pastel de feijão.
Os ingredientes do pastel são feijão branco, ovos, amêndoas e uma cobertura de açúcar de confeiteiro. O estande das Delícias Portuguesas traz também um doce tradicional para cada região de Portugal.