60% dos municípios gaúchos não possuem plano de saneamento básico obrigatório
Plano de saneamento básico de Pelotas está quase pronto
Anteriormente marcado para o dia 31 de dezembro de 2013, o prazo para que os municípios apresentem seus planos de saneamento passou para 31 de dezembro de 2015. Com a nova data 60% das cidades gaúchas se beneficiaram, pois segundo a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurgs), somente 37% dos municípios possuem um planejamento para serviços de abastecimento de água e esgoto, limpeza urbana e drenagem.
Em Pelotas o plano de abastecimento de água, esgoto e drenagem já está pronto desde novembro do ano passado, já o de resíduos está em fase de finalização. “A previsão é que até o final deste mês todo o nosso planejamento de saneamento público esteja pronto, conforme as diretrizes apontadas pelo Ministério das Cidades”, disse o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), Jacques Reydmas. E acrescentou, “Com o plano pronto a partir de maio, estaremos adeptos a receber futuros recursos do Governo Federal destinados aos projetos de saneamento”, finalizou.
Segundo Reydmas o plano de saneamento será realizado em longo prazo, onde primeiramente serão atendidos os problemas cruciais da cidade. Por exemplo, na parte de drenagem a prioridade é a implantação de casas de bombas e canais de drenagem nas áreas mais baixas da cidade, onde existe a maior incidência de enchentes, sendo assim, é um plano que será realizado conforme as necessidades que a cidade for apresentando.
Jacques Reydams