Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

Novo projeto de extensão da UCPel produz simuladores de sutura

Novo projeto de extensão da UCPel produz simuladores de sutura
16 agosto
11:12 2021

Ação une cursos da Saúde para a confecção de instrumentos  acadêmicos usados na prática universitária

A sutura de uma cirurgia ou de um ferimento faz parte do aprendizado de todo estudante de Medicina e Odontologia. Mas como ele se prepara para fazer esse procedimento? A resposta: com muita prática em um equipamento que agora é objeto de trabalho de mais uma ação extensionista da Universidade Catòlica de Pelotas(UCPel) – o simulador de sutura. O projeto “Confecção de simuladores para sutura com materiais poliméricos biocompatíveis de baixo custo” quer garantir aos futuros médicos e dentistas a prática a partir de equipamentos construídos pelos alunos da Biomedicina, aliando inovação e tecnologia no ambiente acadêmico.

Segundo a coordenadora do projeto e do curso de Biomedicina, professora Chiara do Nascimento, a ação extensionista está baseada em estudos bibliográficos de vanguarda e testes feitos em diferentes polímeros biocompatíveis, ou seja, materiais sintéticos que se assemelham a pele humana e podem ser manufaturados para a confecção dos simuladores. A experiência dela com a “pele sintética” também foi levada em conta para a construção dos primeiros simuladores de sutura-Skin. “Não temos conhecimento de produtos com esses materiais feitos em outras instituições de ensino, tivemos como base o que existe no mercado comercial”, destaca a coordenadora ao afirmar o caráter inovador do projeto.

COMO É FEITA A SKIN

O projeto foi estruturado em etapas, começando pela prototipagem dos moldes produzidos em impressoras 3D onde são feitas as skins. Na base inferior da estrutura é colocada uma espécie de malha de ferro que garante a sustentação do simulador no momento do manuseio. Logo em seguida é a vez do polímero no seu estado líquido, que em 20 horas está pronto para se tornar a pele sintética. O produto é finalizado com uma fina camada de fibra de vidro na parte superior para melhorar a resistência ao rasgamento.

Após a fabricação da skin ocorre o processo de validação realizado por cirurgiões e professores do Hospital São Francisco de Paula (HUSFP, além da análise estatística dos dados obtidos através de questionário on-line da plataforma Google Forms, que é aplicado aos estudantes que estão usando os simuladores, com intuito de saber a opinião deles sobre a performance das skins. “Com esse projeto, espera-se um produto viável para fins de treinamento de habilidades cirúrgicas, sendo necessário que possua certo grau de elasticidade, para suportar a tensão das suturas e um adequado potencial ao rasgamento, para evitar rompimentos na superfície durante o fechamento do ponto cirúrgico”, explica a professora Chiara.

OS ALUNOS E AS SKINS

Cinco alunos dos cursos Biomedicina, Odontologia e Medicina integram o novo projeto de extensão da Católica, entre eles a Maria Eduarda Marchesan, aluna do 4° ano da Medicina. Ela fez parte da primeira turma do curso de Medicina a receber o simulador produzido em 2020 e avalia a ação extensionista como essencial para sua formação. “Para mim contribuiu de forma direta para o desenvolvimento das habilidades cirúrgicas e fazer parte do projeto é uma honra”, diz a Maria Eduarda.

Além de alunos da graduação, o projeto irá contar com a parceria de egressos da Católica e de colaboradores de outras instituições de ensino com intuito de contribuírem para o desenvolvimento tecnológico do produto educacional relacionado à ação extensionista.

CUSTO REDUZIDO E PROPOSTAS PARA O FUTURO

O projeto teve origem no trabalho realizado em 2020 por bolsistas de Iniciação Científica da coordenadora do projeto, que também é professora do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC), quando foram confeccionados e distribuídos 180 simuladores aos alunos do curso de Medicina.

A demanda surgiu do desejo dos professores da disciplina de Técnicas Cirúrgicas, em reduzir o custo dos equipamentos. A proposta deu tão certo, que a confecção das skins no ambiente universitário garante uma economia de cerca de 80% se comparada a despesa anterior com a compra do simulador comercial, afirma a coordenadora do projeto. A universidade é a responsável pela aquisição da matéria-prima para a confecção dos simuladores.

Com a expansão da iniciativa para o âmbito da extensão já existem planos em ampliar a proposta para auxiliar alunos do curso de Odontologia da UCPel na prática de suturas, e futuramente de outras instituições de ensino da região.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções