Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

Ritmo de obras públicas da cidade vai aumentar neste ano

Ritmo de obras públicas da cidade vai aumentar neste ano
06 janeiro
08:58 2022

Este ano se apresenta como promissor no panorama do desenvolvimento urbano de Pelotas. Já é possível a Prefeitura garantir que o ritmo das obras de infraestrutura, como pavimentação, iluminação pública em LED e revitalização de espaços públicos vai aumentar, com base em recursos assegurados para mais de 50 projetos – com destaque especial para o mais grandioso e arrojado: a construção da maior obra individual do Município, o Hospital de Pronto Socorro Regional de Pelotas, para atendimento de pacientes da cidade e da Zona Sul.

“Queremos manter o ritmo de obras e de entregas aos pelotenses. Isso significa não só melhorias da qualidade de vida das pessoas, mas, também, geração de empregos com as próprias obras e uma injeção de investimento com recursos financeiros e de ânimo no ambiente da cidade. Isso é muito importante para essa retomada, tão necessária, para criarmos, aqui, ambiente atrativo para novos negócios, novos empreendimentos, para gerarmos empregos, renda e esperança para nossa população”, afirma a prefeita Paula Mascarenhas.

“O ritmo de obras em 2022 vai aumentar devido à parceria do Município com a Câmara de Vereadores, pela aprovação de dois financiamentos que somam mais de R$ 40 milhões, fora emendas parlamentares e programas do Governo do Estado que injetam recursos na Prefeitura. Estão previstas, por exemplo, instalações de iluminação pública em LED em todas as grandes avenidas, a pavimentação da Estrada do Engenho, levando a cidade à beira do São Gonçalo, a requalificação das avenidas Fernando Osório e Francisco Caruccio, a revitalização da praça Palestina e outros”, esclarece o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, cuja pasta é responsável técnica pela elaboração e fiscalização dos projetos.

RECURSOS GARANTIDOS

Para este ano, mais de 50 projetos já contam com recursos garantidos para execução, envolvendo intervenções como pavimentação asfáltica, sinalização, drenagem, meios-fios, passeios públicos e/ou iluminação em LED. Com expressiva maioria, o planejamento priorizado proporcionará mudanças substanciais para os bairros. A ideia defendida pela Prefeitura é a de oferecer mais qualidade de vida às pessoas, valorizar seus espaços.

Três Vendas, Areal, Fragata, São Gonçalo, Laranjal, Centro e, inclusive, a zona rural – Colônia Z3, 2º distrito – serão áreas beneficiadas com obras, a cargo da Seplag, que levarão conforto, segurança e mais tranquilidade no deslocamento de moradores.

PROJETOS QUE SERÃO EXECUTADOS EM 2022

* Bairro Areal

– Rua Professora Magda Costa – Loteamento Vasco Pires

– Rua Três – Dunas

– Rua David Canabarro – Jardim Europa

– Rua Doutor Juvenal Miller

– Rua Visconde de Ouro Preto

– Ciclovia avenida Ferreira Viana

– Requalificação de Praça – Loteamento Vasco Pires

– Requalificação Parque da Baronesa

– Iluminação em LED – avenidas Domingos de Almeida, Ferreira Viana e São Francisco de Paula

– Quadra poliesportiva – Dunas

* Bairro Três Vendas

– Rua São Luiz

– Rua Doutor Félix Antônio Caputo

– Avenida Francisco Caruccio

– Avenida Fernando Osório

– Avenida Quatro – Vila Princesa

– Ciclovias avenidas República do Líbano e Fernando Osório

– Rotatórias avenidas 25 de Julho e Ildefonso Simões Lopes com Salgado Filho

– Iluminação em LED na rua Santa Clara e avenidas Fernando Osório, Zeferino Costa, Salgado Filho e 25 de Julho

* Bairro São Gonçalo

– Estrada do Engenho

– Passo dos Negros

* Bairro Fragata

– Rua Doutor Antônio Leivas Leite

– Rua Epitácio Pessoa

– Rua Doutor Gervásio Alves Pereira

– Avenida Albert Hadler – distrito industrial

– Infraestrutura Vila Farroupilha

– Iluminação de LED avenida Duque de Caxias e travessia do trem, Simões Lopes

– Bolsão extra nos canteiros centrais da avenida Duque de Caxias

* Centro

– Rua Barão de Butuí

– Rua Gonçalves Chaves

– Rua Padre Felício

– Rua Lobo da Costa

– Rua Garibaldi

– Requalificação da Praça Palestina

– Conserto dos pisos danificados do Calçadão

– Ciclovia da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira

– Iluminação em LED no entorno dos hospitais

– Construção do Hospital de Pronto Socorro Regional de Pelotas

* Bairro Laranjal

– Ciclovias das avenidas Adolfo Fetter, Rio Grande do Sul e Arthur Augusto Assumpção

– Iluminação em LED avenida Adolfo Fetter

* 2º distrito – Colônia Z3

– Avenida Rubens Machado Souto

OBRAS EM ANDAMENTO

“O ritmo das obras públicas do governo Paula e Idemar manteve-se, em 2021, na média dos quatro anos da primeira administração. O ano se encerrou com diversos projetos de infraestrutura em execução, que variam entre grandes e importantes intervenções de pavimentação até a requalificação de espaços públicos”, observa Ramalho.

Entre as obras em andamento, destacam-se a Rua do Doce, na área central da cidade – rua Sete de Setembro com Calçadão da Andrade Neves -, projetada para valorizar a tradição e o patrimônio imaterial pelotense, além da requalificação do Parque Dom Antônio Zattera, com a construção de nova pista de skate e revitalização de toda a área.

Bairros também contam com obras em andamento, a exemplo do Fragata, com intervenções nas ruas Carlos de Carvalho e Alberto Bento, além do canteiro central da avenida Duque de Caxias; no Laranjal, a rua São Borja; nas Três Vendas, LED na avenida Leopoldo Brod, ciclovia/ciclofaixa na avenida Ildefonso Simões Lopes e revitalização da avenida São Jorge e ruas Açores, Zola Amaro, e Quíncio Barcelos, bem como a avenida Figueiredo Mascarenhas e trecho da rua Andrade Neves.

Também estão em obras a avenida República e as ruas Guararapes e Antônio Joaquim dias, no Areal, além de outras quatro vias, com cobertura do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), que inclui intervenções na rua Gonçalves Chaves, Barão de Azevedo Machado e Doutor Amarante, no Centro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções