UBS recebe nome de vereador Paulo do Sítio
A Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta recebeu o nome do vereador Paulo do Sitio Floresta. A oficialização foi feita pela prefeita Paula Mascarenhas, em cerimônia nesta terça-feira (25). A homenagem foi proposta pelo vereador Rafael Dutra – Barriga (PTB), para destacar o trabalho do legislador que exercia seu primeiro mandato na Câmara Municipal quando faleceu, no ano passado, vítima do coronavírus, e que era um líder atuante nas causas sociais daquela comunidade, sobretudo em questões relacionadas à saúde.
Na UBS, foi inaugurada uma placa na entrada do prédio. Após o descerramento, Paula destacou a dedicação do parlamentar e recordou suas demandas que envolviam o bairro e a área da saúde. Acompanharam o ato o pai do homenageado, Paulo Francisco de Paula; a irmã, Rejane Romano; o sobrinho, Jordan Romano; e a prima, Sabrina Carniere.“O Paulo era uma pessoa diferenciada, que fez muito bem para a política e para o bairro Sítio Floresta. A Câmara de Vereadores fez bem em trazer a homenagem para essa Unidade de Saúde, tema ao qual ele dedicou a sua vida toda e conseguiu tantas vitórias. É uma homenagem para a UBS, para o bairro e para a família”, frisou a prefeita.
Líder reconhecido
Conhecido inicialmente na localidade como “Paulo da Farmácia” e depois como “Paulo do Sítio”, ele foi presidente da associação do bairro por mais de dez anos e, antes de ser eleito vereador, também integrou o Conselho Municipal de Saúde (CMS).
“Ele estava sempre disponível para ajudar o pessoal a conseguir medicamentos, leitos para internação ou outras coisas, junto à Prefeitura. Tem muitos moradores do bairro que ainda hoje são gratos a ele, por terem ajudado seus pais. Ele era bem querido nessa área”, recordou o atual presidente da Associação de Moradores do Sítio Floresta, Ivan Lemos Lautenschlager.
Também participaram da cerimônia o deputado federal Daniel Tzreciak (PSDB), o presidente e o vice-presidente da Camara Municipal, vereadores Marcos Ferreira – Marcola (PTB) e Cesar Brisolara – Cesinha (PSB), respectivamente, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania), a secretária de Saúde, Roberta Paganini, e a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, além de membros da comunidade.
A morte
O vereador Paulo do Sítio morreu em maio de 2021, aos 56 anos. Faleceu em decorrência de complicações causadas pela Covid-19, após permanecer hospitalizado durante um período. Na ocasião, tanto a Câmara quanto a Prefeitura de Pelotas decretaram luto oficial de três dias.