Pelotas recebe reconhecimento nacional por combate à pandemia
Na sexta-feira, a atuação de forma horizontal realizada pelo Município no enfrentamento à pandemia do coronavírus foi reconhecida pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas). Pelotas foi uma das três cidades brasileiras que participaram do projeto “Identificação dos efeitos indiretos da Covid-19 nos serviços de saúde essenciais para gestantes, neonatos, crianças, adolescentes e pessoa idosa no nível subnacional no Brasil”, entre julho de 2020 e fevereiro de 2022, devido ao forte e exitoso modelo de cogestão e estrutura da rede de saúde. A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Roberta Paganini, recebeu uma menção honrosa da Opas, em Brasília.
“Foi uma grande honra receber o reconhecimento dessa instituição internacional na área da saúde. É uma emoção e um sentimento de reconhecimento a todo esforço e dedicação que tivemos neste enfrentamento da maior crise sanitária já vivida pelas últimas gerações. Agradeço a Opas, a todos os envolvidos neste projeto, a equipe de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde e, principalmente, a prefeita Paula Mascarenhas, que sempre esteve conosco, prestando todo apoio”, afirmou Roberta.
O certificado foi entregue durante a última reunião do grupo técnico nacional do projeto. O forte trabalho em rede feito na cidade durante o período, que reuniu diversos setores e secretarias. levou Pelotas a receber o reconhecimento.