FEMENI : Feira de Mulheres Empreendedoras Negras e Indígenas na Praça do Porto
Programação também terá o Sarau Ocupa Rendez-vous
Por Carlos Cogoy
Sábado das 10h às 18h, feira de mulheres empreendedoras à Praça Domingos Rodrigues no Porto. No local, também conhecido como Praça da Alfândega, mais uma edição da Feira de Mulheres Empreendedoras Negras e Indígenas (FeMENI), que surgiu há quase cinco anos e, de forma itinerante, percorre diferentes bairros. Como objetivo, acrescenta a coordenadora Luciana Custódio, o fomento à economia criativa e geração de renda. Mais de vinte expositoras estarão durante o dia na Praça do Porto. Paralelamente ao evento, programação Sarau Ocupa Rendez-Vous, que será realizado quase em frente, no antigo sobrado à rua Dona Mariana 1.
SARAU Ocupa Rendez-Vous acontece em prédio da UFPel onde, até o início da pandemia, esteve em atividade a Ocupação Coletiva de Arteirxs (OCA). No novo formato, como projeto de extensão da universidade, o espaço acolherá diferentes coletivos sociais. No sábado, uma pré-abertura com visitação e atividades no sobrado. Conforme divulgação, às 10h acontece café com as expositoras, e fala de representantes do Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas (GAMP), bem como das participantes. Às 14h30min, música com Josi Maciel. Às 15h30min, cantora Karen Alves. Às 16h, mulher trans Lins Roballo, vereadora pelo PT em São Borja. Às 16h30min, intervenção artística com o Pessoal da Kombi. Às 17h, Adriana Medeiros (Shap Up). A seguir, 17h30min, roda dançante com Marielda Barcellos Medeiros. Às 18h, performance da atriz Marcia Monks. Durante o evento, roda de conversa sob a coordenação do Coletivo Juliana Martinelli. Apoio: Butecu dos Guris e R&A Festas.
FEIRA NA PRAÇA terá inúmeras opções artesanais, para presentar as mães no domingo. Entre as participações na Feira à Praça Domingos Rodrigues, Original Empadaria, Mananegra Arte Afro-empreendedora, Metamorfose Brechó, Usina Feminista, Comitê de Desenvolvimento do Loteamento Dunas (CDD), Doces da Vermelha, Lito Decora, Delícias em Família, Dolce Vita Doces, Michele Bolsas, Bibliovan, Sapecolita.
FEMENI já levou a feira a locais como a Guabiroba, Mercado Central, Estação Férrea, Fôro. A meta é “potencializar o empreendedorismo, e estimular ações coletivas direcionadas à visibilidade das mulheres e sua força de trabalho”.