Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Prefeitura oficializa criação da Estação Casa da Música

Prefeitura oficializa criação da Estação Casa da Música
06 setembro
10:09 2022

Município, UFPel e Supermercado Guanabara firmaram acordo para utilização cultural do prédio particular ao lado do terminal de ônibus, na praça Rio Branco

A Prefeitura de Pelotas, representada pela prefeita Paula Mascarenhas, a Universidade Federal (UFPel) pela reitora Isabela Andrade  e diretores do grupo Guanabara firmaram, nessa segunda-feira (5), acordo de cooperação técnica, científica e cultural que institui a Estação Casa da Música da Cidade. O novo espaço de cultura vai funcionar no pavilhão ao lado da antiga Estação Férrea e do terminal de ônibus, na praça Rio Branco.

O ato de assinatura do acordo começou com as apresentações do coral da UFPel e da Orquestra Estudantil Municipal. Momentos que exemplificaram toda a riqueza de produção musical que a comunidade de Pelotas tem e que poderá ser explorada, desenvolvida e qualificada no novo espaço.

O novo espaço de cultura vai funcionar no pavilhão ao lado da antiga Estação Férrea e do terminal de ônibus, na praça Rio Branco.

Em seguida, logo após a oficialização da parceria, a chefe do Executivo pelotense agradeceu e parabenizou a todos pela união em prol do desenvolvimento cultural da cidade. “Hoje é um dia de muita alegria, com esta Casa de Música, onde vai se tocar, vai se cantar, e, também, será espaço da música, porque será onde a música vai predominar, o lugar da música em Pelotas. Uma cidade com tantos talentos assim precisava ter esse local. Começamos com toda energia positiva para que esse lugar se consolide como uma referência em espaço de arte e cultura da cidade”, avaliou Paula.

Para a reitora da UFPel, Isabela Andrade, este é mais um importante passo de integração com a comunidade no que tange às ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, além da ampliação dos espaços de formação. “Nós temos o curso de música com diversas habilitações e, certamente, esta Casa é mais um local que abrigará nossos projetos da comunidade interna e dos projetos externos da nossa universidade. Também precisamos parabenizar a essa grande parceria entre os poderes públicos municipal, federal e a empresa para que pudéssemos concretizar esse projeto”, considerou Isabela.

O prédio onde vai funcionar a Estação Casa da Música tem cerca de 600 metros quadrados, é de propriedade do grupo Guanabara, e foi cedido por meio de comodato pela empresa. O diretor presidente do grupo, Luiz Carlos da Silva Carvalho reforçou que estimular a cultura também é papel da iniciativa privada. “Pelotas é extremamente aberta para essa aproximação do público com o privado e o Guanabara não vai medir esforços para o desenvolvimento desta região histórica e central da cidade, como também para o foco que se está dando agora, que é o desenvolvimento da cultura e da aptidão destes jovens que acabaram de se apresentar”, disse Carvalho.

A Casa da Música

A Estação Casa da Música é um projeto vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPel. O local será destinado à formação de plateia e musical, tanto de gênero popular quanto erudito, além do compartilhamento do espaço pelos artistas da região para apresentações, ensaios e oficinas de aprendizagem. A Universidade entrará com a expertise acadêmica e cultural no ensino, a Prefeitura com estrutura de apoio a projetos artísticos e a empresa com a cedência do prédio. Depois da formalização, a próxima etapa é de planejamento coletivo de uma agenda de atividades para uso compartilhado do espaço.

Também estiveram presentes no ato os secretários municipais de Cultura, Paulo Pedrozo, e de Educação e Desporto, Adriane Silveira, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel, Eraldo Pinheiro, e a coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Eleonora Santos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções