Prefeita de Pelotas pede mobilização da região contra novos pedágios
A prefeita Paula Mascarenhas participou, neste sábado (22), de mais uma reunião descentralizada da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) realizada no Centro de Eventos de Turuçu, onde ocorre a 8ª Festa do Morango e da Pimenta. A gestora reiterou a necessidade de uma grande mobilização para se discutir a situação atual dos pedágios na região, frente à possibilidade de instalação de novas praças de cobrança na região.
Dentre os tópicos da pauta dos prefeitos, além da apresentação do projeto e pedido de apoio à construção do novo Hospital Escola (HE/ UFPel) 100% SUS, o tema que também concentrou os debates foi a recente abertura de Consulta Pública pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), visando a instalação de novas praças de pedágio para a BR-116, entre Pelotas e Porto Alegre.
De acordo com a gestora as concessões públicas precisam atender o princípio da razoabilidade e que, especialmente o este contrato, feito no início dos anos 90, precisa ser revisto já que afeta enormemente o desenvolvimento da região. “A gente paga preços exorbitantes numa via que não era duplicada e ainda não é, há anos esperamos por isso, numa das vias mais importantes que une a região metropolitana ao principal porto do estado que é o de Rio Grande, além desse problema agora chega a possibilidade de mais três praças, imagina o que isso vai representar na vida das pessoas, no turismo e toda a economia”, detalhou Paula.
Ainda conforme a chefe do Executivo, é preciso uma soma de esforços, uma união de forças de toda a região para rever e reavaliar essa situação diante da gravidade e das implicações gigantes que se poderá ter. “É inadmissível pensarmos em novos pedágios antes de concluírem a duplicação”, enfatizou, sugerindo que seja considerado o contrato em andamento da Concessionária Ecosul e também a retomada do grupo criado com diversas autoridades da zona sul para mobilização e definição de um posicionamento regional. Paula ainda convidou a todos para a Festa do Morango em Pelotas, nos dias 12 e 13 de novembro, no Parque Stone Land e parabenizou Turuçu pelo aniversário da cidade.
Aniversário com Morango e Pimenta
A reunião descentralizada da Azonasul integrou a programação de Abertura da 8ª Festa do Morango e da Pimenta de Turuçu que completou neste sábado, 27 anos de emancipação. “Um grande momento de alegria, são 27 anos de luta e com muito empenho e dedicação da nossa população, dos nossos produtores conseguimos fazer mais essa grande festa com o morango e a pimenta movimentando a nossa economia”, ressaltou o prefeito de Turuçu, Ivan Scherdien (PP). A Festa do Morango e da Pimenta ocorre até este domingo (23).