SONORA BRASIL : Show e oficina de Maçambique
O SESC através de Lucas Vidal, está divulgando a retomada presencial do projeto Sonora Brasil. Nesta sexta, como atração a Tribo Maçambiqueira, que reúne artistas como Kako Xavier e Loma Pereira, e ministrará oficina e apresentará show.
OFICINA acontece às 14h na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP). Conforme divulgação, o evento com mais de duas horas de duração, acontece em dois momentos, e será “oportunidade de uma breve vivência da cultura ancestral, que tanto contribuiu para a música brasileira, envolvendo o cantar, o dançar e o tocar”. A atividade é aberta, mas é necessária inscrição. Informações no email: [email protected]
SHOW da Tribo Maçambiqueira acontece às 20h, no salão nobre da BPP. O grupo realizará uma “apresentação musical, que enaltece o Maçambique, parte integrante do ritual de congadas do Brasil”. Em destaque, as participações de Loma e o pelotense Kako Xavier. ENTRADA FRANCA.
MAÇAMBIQUE é a versão gaúcha das congadas, cuja origem remonta à coroação de reis negros, numa devoção embalada por movimentos e a percussão dos tambores.
SONORA Brasil neste ano, tem como tema: “Culturas Bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas”. De acordo com a divulgação do SESC: “Os bantus têm um papel significativo na formação cultural brasileira, e na identidade nacional, seja pelo legado linguístico, pela cultura popular como as artes manuais e culinária, nas práticas agrícolas ou na origem de ritmos e expressões musicais como o samba, o maracatu, a congada, o jongo e a capoeira”.
(C0G0Y)