Alunos do IFSul começam ano letivo
Saguão movimentado e salas cheias. Assim foi o primeiro dia de aula de 2014 no câmpus Pelotas. Na quinta-feira (13), no retorno às atividades acadêmicas, a maior escola do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) recebeu cerca de 4 mil alunos de cursos técnicos e graduação. Entre os mais de 900 novos estudantes, estavam Luiza Vieira e Bruna Pacheco, 14 anos. Colegas desde a quarta série do ensino fundamental, elas vieram de um colégio estadual, no Fragata, para cursar o técnico em edificações integrado, o mais concorrido desta modalidade. Em meio à multidão e às novidades da estreia, o destino dessas duas amigas se cruzou novamente.
“Não foi nada combinado. Ficamos sabendo pouco antes do vestibular que iríamos prestar o mesmo curso”, conta Luiza, aprovada em primeira chamada.
Bruna teve de esperar um pouco mais. Entrou através da segunda chamada e, assim que ficou sabendo que tinha conquistado a vaga, tratou logo de ligar para a melhor amiga.
“Liguei bem cedinho e acabei tirando a Luiza da cama”, relembra Bruna.
A dupla disse que escolheu fazer o curso técnico em edificações por gostar da área da construção civil e da tão temida matemática. Os desafios para os próximos quatro anos não assustam as meninas, que já traçam planos de fazer trabalhos e estudar juntas para as provas.
“Foi assim desde a quarta série e vai ser assim também aqui”, garante a futura engenheira civil Luiza, que agora segue os mesmos passos do pai e do dindo – eles foram alunos do IFSul anos atrás.
Infraestrutura
No auditório, a equipe diretiva recebeu os novos estudantes e apresentou a infraestrutura disponibilizada atualmente pelo câmpus Pelotas, além das atividades extraclasse e programas de assistência estudantil e intercâmbios desenvolvidos na escola.
Conforme o diretor-geral Rafael Leitzke, uma das prioridades é oferecer um ensino de qualidade, característica que coloca o IFSul entre as melhores instituições de ensino do país. O dirigente ressaltou a preocupação da direção em também promover melhorias nas condições físicas do câmpus, como a climatização de todos os ambientes até o final de 2015.
“Ao percorrer os corredores, vocês (alunos) vão perceber que diversas obras estão sendo feitas na escola, porque acreditamos que o melhor investimento a ser feito é na educação”, frisou.
O evento de acolhida segue até março, com as atividades previstas no “Tô Dentro IFSUL”. Para conferir a programação completa, acesse a fanpage do projeto no Facebook: www.facebook.com/todentroifsulpelotas.