Levantamento de produção agrícola aponta perdas
A Prefeitura sediou, nesta terça-feira (18), a reunião bimensal do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Município, na Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desta vez, foram relatadas perdas nas áreas cultivadas de batata inglesa, trigo, figo e uva.
A evolução das culturas é discutida e acompanhada, além do IBGE, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Escritório Municipal da Emater/Pelotas, que presta assistência técnica aos produtores. De acordo com a diretora do Serviço de Apoio à Agricultura Familiar da SDR, engenheira agrícola Rejane Jorge, que representou o titular da pasta, Idemar Barz, no encontro, a redução de áreas de determinadas culturas não foge aos reflexos de fatores climáticos, pragas ou doenças que interferem na produtividade, levando agricultores a optarem por outros cultivos.
O levantamento mostrou a redução na área cultivada de batata inglesa, de 70 para 41 hectares; de trigo, passando de 300 para 274 hectares; de figo, de 30 para 20 hectares; e de uva de mesa, de 18,5 para 13,5 hectares.
A reunião foi coordenada pelo técnico de Pesquisas do IBGE, Eduardo de Almeida Guimarães Peixoto, e contou com a presença do chefe do Escritório Municipal da Emater, Francisco Arruda, e de um extensionista, e de técnicos do Setor de Apoio ao Produtor Rural da SDR e do Instituto.