Agentes comunitários de saúde recebem 700 kits de EPIs
Nesta quarta-feira (2), foram entregues Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para agentes comunitários de saúde (ACs) do município de Pelotas, no Largo do Mercado Público, em ato que contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas. Adquiridos com recursos de emenda estadual, no valor de R$ 110 mil, da atual deputada federal Any Ortiz, em processo intermediado pelo vereador Paulo Coitinho (Cidadania) do mesmo partido, são 700 equipamentos que servirão para atender as necessidades de proteção e identificação dos profissionais.
Para o inverno, os agentes comunitários de saúde receberam 350 kits com jaquetas e camisetas de manga longa. Para o período de calor, serão entregues mais 350 camisetas de manga curta e coletes. Esses equipamentos já estão comprados e chegarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em que os trabalhadores atuam. Isso demonstra, na visão da prefeita, a preocupação com o conforto, bem-estar e segurança dessa categoria que atua dentro da atenção básica.
“Os agentes comunitários de saúde são os mensageiros da prevenção, dos cuidados básicos e da educação em saúde, que são tão importantes para os nossos cidadãos. Vocês são essas vozes e braços do Poder Público, que vivenciam com as famílias e facilitam o acesso aos serviços de saúde. Por isso, é necessário qualificar o trabalho de vocês”, destacou Paula.
A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Roberta Paganini, complementou a ideia ao ressaltar que os investimentos na atenção primária são essenciais, tanto para os profissionais que estão realizando o trabalho, quanto para a população. “Vocês estão na casa dos usuários que, muitas vezes, não conseguem chegar nas unidades, e são a ponte para garantir o acesso”, afirmou.
Representando todos os agentes comunitários de cada distrito da cidade, as agentes Natália Cunha, Andréia Viegas, Angélica Bilharva, Márcia Vasconcelos, Vanessa Marques e Luana Farias receberam um kit de EPI de forma simbólica durante o evento.
Acompanharam a cerimônia os secretários de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, e de Cultura, Paulo Pedrozo, além do procurador-geral do Município, Eduardo Trindade, e servidores e colaboradores da SMS.