Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

FALCONI : Consultoria visita escolas

15 maio
09:38 2014

Oito escolas foram visitadas terça-feira por representantes da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e da consultoria Falconi, responsáveis pela capacitação dos servidores das escolas visando melhores resultados pedagógicos, a ampliação dos índices de aprendizagem da Rede Municipal de Ensino Fundamental e, consequentemente, da elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Pelotas.

Nesta etapa as escolas serão visitadas e avaliadas em 38 itens, somando cerca de 150 perguntas que abrangem toda a sua estrutura, como acessibilidade, existência e condições das quadras, salas, uniformes, computadores, acesso à internet, acessibilidade do prédio, limpeza, recursos humanos, recursos multimídia, biblioteca, ruas de acesso, transporte coletivo, equipamentos e plano de prevenção a incêndios, promoção de campanhas de conscientização (drogas, gravidez, voto, inclusão, vacinação). Agora, a cada 15 dias, as escolas receberão as comissões de avaliação.

VISITA a escola Afonso Vizeu, no Areal

VISITA a escola Afonso Vizeu, no Areal

Uma das primeiras escolas visitadas foi a Afonso Vizeu, no Areal. A diretora, Alessandra Gusmão, diz que embora a equipe já tenha trabalho pedagógico sistematizado, planejamento, reuniões pedagógicas, e levantamento de problemas e possíveis soluções em parceria com o Conselho Escolar, a implementação do sistema de gestão educacional poderá ajudar a equipe, melhorar a forma do que já é feito na escola, a perceber alguns problemas e a encontrar as soluções adequadas. Alessandra considera ainda que a observação de alguém de fora, que não esteja envolvida diretamente na rotina escolar ajuda a ampliar a qualidade do processo e a busca da qualidade das soluções.

Para o responsável pela Coordenadoria de Estratégia e Gestão da prefeitura, César Mendes, a primeira impressão foi positiva, com boa recepção da equipe, atenção, seriedade e demonstrando engajamento e vontade de melhorar. Segundo ele, isso “cria uma perspectiva maravilhosa de evolução”. Em cada uma das 61 escolas de ensino fundamental da Rede haverá um trabalho específico, considerando suas dificuldades e possibilidades de evolução. Em todas será utilizado o mesmo método, respeitando as características individuais.

Além da consultoria, toda a Smed está envolvida no processo, sendo que dez servidores se dedicam exclusivamente a isso. Todas as etapas – cerca de dez, podendo variar de acordo com as peculiaridades de cada uma – incluindo o plano aplicado e avaliado, com possibilidade de adequações, será executado em 12 meses.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções