PRONTO SOCORRO : Depressão causa afastamento dos técnicos de enfermagem
A audiência pública que os vereadores Ricardo Santos (PDT) e Marcos Ferreira (PT) realizam dia 30 de maio para debater a questão salarial e a jornada de trabalho dos técnicos de enfermagem de Pelotas vai mostrar que a depressão tem um elevado índice de afastamento entre esses profissionais que atuam no Pronto Socorro.
Sem assistência psicológica, muitos acabam precisando até mesmo de internação para tentar se recuperar dos prejuízos causados pelo excesso de trabalho, vivenciando situações traumáticas, muitas vezes obrigados a enfrentar jornadas de até 24 horas ininterruptas e sem tempo para estar ao lado da família.
“O que é que a Secretaria Municipal de Saúde vem fazendo para amenizar um quadro assim?”, questiona Ricardo Santos. “Além de não cumprir com o piso salarial regional, ainda não lhes garante assistência médica para tratar de seus próprios problemas de saúde”.
A audiência pública está marcada para as 10h e estão sendo convidados representantes do Ministério do Trabalho, do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde de Pelotas, a secretária de Saúde, Arita Bergmann, o Conselho Regional de Medicina, gestores dos hospitais do município, a categoria e a população em geral.