Diário da Manhã

sábado, 16 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

Parque Gaúcho oferece história na Fenadoce

09 junho
09:40 2014
MARCOS Gomes, diretor do Parque esteve em Pelotas Foto: Marcel Ávila/Divulgação

MARCOS Gomes, diretor do Parque esteve em Pelotas
Foto: Marcel Ávila/Divulgação

Com sede em Gramado/RS, o Parque Gaúcho é um espaço temático que resgata a história dos pampas. São 60 mil metros quadrados, entre área externa e construída, com entretenimento, culinária e espaços que retratam diferentes períodos do povo gaúcho.

No estande da 22ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce), O Parque Gaúcho trouxe para a multifeira um pouco da história e da cultura que muito tem a ver com as origens do povo pelotense. “Os costumes dos homens daquela época que poucos recursos tinham para sobreviver caracterizam peculiaridades que identificam o gaúcho, tempo que ainda não existia identificação de estados”, explica Marcos Gomes, diretor do Parque.

A presença da réplica de uma pelota (embarcação de couro), originalmente confeccionadas e utilizadas pelos índios que habitavam a região e deram nome à cidade, é uma das atrações do espaço. Além disso, a atração lúdica para crianças, um vídeo com demonstração da remontagem das travessias e um espaço para personalização instantânea com foto em camisetas e canecas trazem novas possibilidades de interação com essa história no espaço da Fenadoce.

“O espaço cumpre um papel cultural muito importante, aproxima a história, potencializando a trajetória do couro, do sal até chegar no açúcar, retomando um roteiro turístico”, complementa Daniel Medina, conselheiro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entidade promotora da feira.

Em Novembro de 2013, o Parque Gaúcho foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como principal empreendimento da cultura gaúcha. O Parque funciona em Gramado/RS de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h30min com monitores e programas voltados para escolas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções