Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

Projeto esportivo transforma alunos em faixa preta

Projeto esportivo transforma alunos em faixa preta
14 julho
09:42 2014

A vice-prefeita Paula Mascarenhas recebeu, sexta-feira, no Salão Nobre do Paço Municipal, integrantes do projeto “Quem luta não briga”, que visa oportunizar a prática do Taekwondo gratuitamente além de formar bons cidadãos e incentivar a atividade esportiva.

A iniciativa é desenvolvida desde 2011 pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed), em parceria com a Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (Esef – Ufpel).

Na ocasião, ocorreu a cerimônia de Simsa (troca de faixa) de três alunos do Projeto, que receberam a faixa preta em Taekwondo após aprovação em um exame realizado no mês de junho. Durante a cerimônia também foi feita a celebração de 3° DAM (denominação de cada um dos graus de maestria), com alunos que já eram faixa preta de Taekwondo antes de entrar no Projeto e hoje atuam como monitores e auxiliam nas aulas. São eles: Amanda Caruccio, de 10 anos; Iago Cavalin, de 13 anos; Richard Diniz, de 15 anos; Ana Victória Lima de Oliveira, de 13 anos; Henrique Reis, de 14 anos. Na cerimônia eles realizaram o juramento do Taekwondo e assinaram o termo de compromisso.

Segundo o técnico da Seleção Gaúcha de Taekwondo e professor no Projeto, Rossano Diniz, a cerimônia de troca de faixas não poderia ocorrer em um lugar diferente. “Escolhemos o Paço Municipal devido ao grande apoio que o Projeto recebe por parte da prefeitura. Hoje eu posso dizer que realizo o sonho que tenho há mais de 20 anos, que é o de poder ajudar a inserir as crianças no esporte”, disse Rossano.

A constante participação no Projeto traz orgulho para a prefeitura e, segundo Paula, a parceria deve ser mantida. “A prefeitura tem toda a intenção de continuar a ajudar no esporte pelotense”, disse Paula. Segundo ela, uma lei como “Fundo de apoio ao esporte” deverá se encaminhada à Câmara de Vereadores até o fim do ano. Com a criação de um conselho do esporte, a prefeitura poderá auxiliar em eventos esportivos e dar apoio a atletas e ao esporte geral na cidade.

Durante a cerimônia estiveram presentes o superintendente do Desporto, Sérgio Ferreira, além de familiares dos atletas que participam do Projeto.

VICE-prefeita Paula Mascarenhas prestigiou a cerimônia

VICE-prefeita Paula Mascarenhas prestigiou a cerimônia

COMPETIÇÕES

Dos seis alunos presentes na cerimônia desta sexta-feira, quatro já tem lugar garantido em competições de Taekwondo nos próximos meses. Uma das mais experientes do grupo é a atleta da Seleção Brasileira, Ana Victória, que será a única presente no Campeonato Mundial de Taekwondo, na categoria Cadete, entre os dias 24 e 27de julho, na República do Azerbaijão, na fronteira entre a Europa e a Ásia. “Espero dar o meu melhor para conseguir uma boa colocação e trazer o ouro para o nosso país”, disse a atleta. Rossano, que também é o treinador da Seleção Brasileira de Taekwondo, irá acompanhar Ana Victória durante a viagem.

Outros três integrantes do Projeto irão participar do Campeonato Brasileiro de Taekwondo: Amanda, campeã gaúcha na categoria infantil até 30 quilos, participa do evento que será realizado em agosto em Maringá (PR). Camila Victória, campeã gaúcha na categoria cadete até 30 kgs, participa do evento que será realizado no dia 30 de agosto em Vitória (ES). Henrique Reis, que também participa do Campeonato Brasileiro em Vitória, mas na categoria cadete, de 12 a 14 anos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções