Pescadores da Colônia Z3 recebem cartão emergencial
Pescadores do Litoral Sul, prejudicados pelas anormalidades climáticas na safra de 2013/2014, começaram a receber os recursos emergenciais, por meio do Fundo Rotativo de Emergência da Agricultura Familiar.
Na terça-feira, foi a vez dos pescadores da Colônia Z3, de Pelotas. A Emater/RS-Ascar e instituições parceiras promoveram a entrega dos cartões aos beneficiários.
Conforme laudo da Fundação Universidade do Rio Grande (Furg), a grave situação climática que impediu a entrada da água salgada do Oceano Atlântico para a Laguna dos Patos prejudicou as safras de corvina, tainha e camarão. Segundo diagnósticos das equipes da Emater/RS-Ascar de São Lourenço do Sul, Rio Grande, São José do Norte e Pelotas, as famílias de pescadores artesanais se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social.
Considerando o risco à segurança alimentar das famílias do Estuário da Laguna dos Patos, foi concedido o Cartão Emergência Rural, criado pelo Decreto nº 49.148, de 28 de maio de 2012, auxílio caracterizado como apoio financeiro aos pescadores e pescadoras artesanais que foram afetados por anormalidades climáticas na safra de 2013/2014.
Os pescadores destacaram a necessidade desse apoio. “Essa ajuda, para nós, é muito importante, porque a gente não tinha mais quase nem o que comer. Agora dá para pagar as contas pelo menos”, comentou Nadir Lirmann Viegas, pescador artesanal da Colônia Z3, em Pelotas.
Quando ocorre frustração de safra, as comunidades se mobilizam e também recebem assistência. “A gente se preocupa com a situação deles porque fica difícil, mas sempre recebemos ajuda da Emater e de outras instituições. Esse auxílio demorou um pouco, por questões burocráticas, mas chegou em boa hora”, destacou Nilmar Conceição, presidente da Associação de Pescadores da Colônia Z3 e coordenador do Fórum da Lagoa dos Patos.
Os pescadores que não fizeram o cadastro até a data recomendada para receber o benefício poderão realizar em outra data para a segunda etapa, ainda a ser divulgada, em que estes poderão receber o cartão emergencial.