HOSPITAL ESCOLA : Corredor de Arte completou 14 anos
O corredor Arte do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas comemorou seus 14 anos de existência no dia 18 de setembro. Pelo espaço já passaram pintores, fotógrafos, artesãos e uma miscelânea de talentos que encontraram no HE um cantinho para mostrar sua arte.
A exposição comemorativa será a de número 285, e conta com fotos do próprio Corredor Arte ao longo dos anos de sua criação. O projeto, que começou em 2000, foi a junção de esforços do Departamento de Comunicação do HE e do então Instituto de Letras e Artes, como parte do projeto de extenção Arte e Saúde do ILA.
No âmbito hospitalar, o corredor é um meio de transportar pacientes e funcionários para uma atmosfera mais descontraída, humanizada. A arte, em sua base teórica e prática, tem valor terapêutico, e pode ser um refúgio para quem está passando por um momento difícil.
As telhas de Nely Affonso Rodeghiero, que provavelmente enfeitam tantas casas, as pinturas da artista Marina Guedes, os quadros do artista italiano Michele Iannarella, e outras inúmeras formas de arte e artistas que contam alguns momentos da história do Corredor Arte do HE estarão expostas. Nesse corredor, na entrada do hospital, vários indivíduos tiveram a oportunidade de mostrar seu trabalho, as pessoas que ali passaram puderam ter o contato com essas manifestações artísticas – que talvez não tivessem essa oportunidade em outros locais – e o HE pode transformar aquele simples lugar de passagem em um ambiente de ideias, percepções e emoções.
A exposição comemorativa trará momentos que foram passados naquele espaço, relembrando as emoções que o público e os participantes puderam sentir. As 21 fotos tiradas pelo departamento de comunicação do hospital retratam o espírito do projeto: humanizar o ambiente hospitalar. A mostra ocorrerá do dia 17 de setembro ao dia 7 de outubro no Corredor Arte do HE, Rua Prof. Araújo 538.