Lei descumprida em pleno Calçadão
Área central continua infestada de quiosques e similares
Após quase seis meses da entrada em vigor da chamada “lei dos trailers, quiosques e similares” constata-se que há um flagrante e incompreensível descumprimento da mesma no calçadão da Andrade Neves e arredores.
Estruturas fixas de extremo mau gosto, enferrujadas, pichadas, caindo aos pedaços, abrigam vendedores de churros, crepes, pipocas, ervas de chá, etc. ocupando o espaço central nobre de Pelotas como se fossem exceção à lei em vigor desde o final de março. Porque permanecem lá, enquanto outros foram obrigados a se adequarem ou foram demolidos pelo poder público municipal? O que pensam os turistas diante desse péssimo cartão de visita, no coração da cidade, junto a prédios históricos e ao chafariz? O que tem a dizer a secretária de Gestão e Mobilidade Urbana?
Qual a justificativa para a permanência dessas verdadeiras aberrações construtivas, obstruindo e poluindo visualmente a área central de uma cidade que se orgulha do seu patrimônio arquitetônico histórico e que pretende incentivar o turismo? Continuamos à espera de resposta e principalmente de uma atitude.
por Pedro Luis Marasco
Arquiteto e Conselheiro Cultural do CONCLUT