NOMEAÇÕES : Sindicato dos Policiais Civis se reúne com chefe da Casa Civil
A diretoria do Sindicato dos Policiais (Sinpol-RS) se reuniu com o chefe da Casa Civil, deputado Márcio Biolchi, para tratar de assuntos de interesse da categoria e solicitar informações efetivas sobre a possibilidade do atraso ou parcelamento de salários dos servidores da Polícia Civil, tendo em vista as notícias em relação às dificuldades do caixa do Tesouro do Estado, divulgadas amplamente pela imprensa.
Como resposta, o deputado se mostrou sensibilizado com a questão e esclareceu que até a presente data, o pagamento do funcionalismo será mantido em dia, devido ao grande esforço que o Governo vem fazendo. Também solicitou franqueza e responsabilidade caso futuramente haja futuras dificuldades para a quitação das obrigações do Estado com as entidades de classe da categoria. Em relação às promoções, horas extras e pagamento de gratificações, esses assuntos estão tendo análises sistemáticas e atualizadas do núcleo do Governo com o Secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini.
Na oportunidade, outra pauta discutida foi a convocação dos 661 candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil que aguardam para iniciar o curso de formação na Academia de Polícia, tendo em vista o grande déficit do efetivo e o alto índice de aposentadorias previstas para este ano. Em resposta, o chefe da Casa Civil afirmou que o Governo permanece estudando todas as possibilidades viáveis para a resolução do caso. O Governo tem ciência da importância da reposição do efetivo policial, porém, necessita resolver as dificuldades financeiras do Estado para dar o devido encaminhamento final à questão.
Por último, o Sinpol-RS reivindicou ao secretário que intercedesse para implementação da promoção extraordinária para aqueles policiais que foram feridos em objeto de serviço por ação policial, perfazendo um total de 12 servidores que estão aguardando a aplicação da Lei 14.661/14. A determinação de Biolchi foi que a direção do Sinpol-RS remeta diretamente à Casa Civil a relação dos servidores que têm direito à Lei, afim de contribuir para que o benefício seja implementado perante a Secretaria da Fazenda.
Além da diretoria do Sinpol-RS os representantes dos aprovados do concurso Roberto Carvalho, Ederson Pertuzzatti, Andressa Pazzini, Daniel Pinho e André Gonçalves.
AUDIÊNCIA – Hoje às 9h30min, será realizada, na Assembleia Legislativa, uma Audiência Pública para colocar em pauta a convocação dos aprovados em concursos da área de Segurança Pública Estadual (Polícia Civil, Brigada Militar e Bombeiros), além de outros itens do Decreto 52.230/15 que afetam os servidores do setor, como corte de horas extras, suspensão de promoções e incertezas quanto ao pagamento de salários em dia.