Lei que obriga uso de sacolas ecológicas não é fiscalizada
A preservação do meio ambiente foi o tema da manifestação do vereador Antonio Peres – Toninho (PSB) no grande expediente da sessão legislativa de quinta-feira.
O parlamentar cobrou do Poder Público a execução e fiscalização da Lei 5.641/2009, de autoria do vereador Ivan Duarte (PT). Pelo regramento é obrigatório o uso de sacolas oxi-biodegradáveis (OBP’S) nos estabelecimentos comerciais de Pelotas. As tradicionais sacolas plásticas brancas são derivadas do petróleo, nocivas ao meio ambiente. As sacolas ecológicas, feitas a partir de cana de açúcar nas cores verde e cinza, além da preservação ambiental incentivam a separação do lixo, verde, para lixo reciclável e cinza para o orgânico, como destaca a Lei 15.374 em vigor desde o início do mês no município de São Paulo. Outro ponto destacado por Toninho é a cobrança indevida pela utilização da sacola plástica comum, realizada em alguns estabelecimentos em Pelotas.
“Se vai se cobrar pelo uso da sacola vamos fazer valer a lei do vereador Ivan Duarte. Está cobrança não visa preservar o meio ambiente ou o ecologicamente correto, tem objetivo sim de aumentar o lucro dos estabelecimentos” diz o vereador socialista.
Toninho irá se reunir com o direção do Serviço de Proteção ao Consumidor de Pelotas (Procon) para ver a legalidade da cobrança do uso das sacolas sejam elas de plástico comum ou ecológico.