Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Modificação de horários do transporte coletivo da zona rural gera evasão escolar e perda de aulas

Modificação de horários do transporte coletivo da zona rural gera evasão escolar e perda de aulas
03 março
08:56 2022

Crianças e jovens da zona rural do município estão com o ensino prejudicado por problemas no transporte coletivo. Essa foi a pauta da reunião realizada, na tarde da última quinta-feira, na Escola Estadual Marechal Rondon, no Monte Bonito, 6º Distrito de Pelotas.

Com a volta das aulas presenciais na rede pública de ensino, um dos maiores desafios que pais e estudantes estão enfrentando são os transtornos no transporte. Na zona urbana, as reclamações são de horários escassos e superlotações. Já na zona rural, o transporte escolar está com horários reduzidos. No Monte Bonito, diariamente alunos perdem aulas, pois os ônibus chegam já no final do primeiro período e retornam antes do último período ser finalizado.

No começo da pandemia, a empresa Santa Cruz, concessionária do município e responsável pelo transporte coletivo da região, modificou os horários das linhas, que agora não estão mais compatíveis com o período escolar. De acordo com a diretora da escola, Mara Taboarda, a evasão escolar já é uma realidade. “A defasagem de alunos, principalmente do noturno, é alarmante. Eles estão pedindo cancelamento de vagas e literalmente tendo que desistir de estudar, porque não há como ir para a escola”, afirma.

No encontro, esteve presente o vereador Jair Bonow (PP) e pais de alunos da instituição. De acordo com o parlamentar, os estudantes que ainda conseguem pegar o transporte coletivo, precisam acordar de madrugada para chegar com antecedência e não perder o horário do início da aula.

“É um absurdo o que está acontecendo, recebi relatos de alunos que precisam sair de casa às 5h horas, para chegar na escola às 7h15 e aguardar até o horário do começo da aula às 8h15. Se ele sair no horário que deveria ser o normal, ele vai chegar depois do primeiro período já ter acabado. Além disso, também tem os que moram no Triunfo, há 30 km de distância, que se os pais não levarem de carro ou moto, eles vão chegar na escola já no final do horário escolar”, explica Bonow.

O parlamentar, a diretora da escola e os pais de alunos elaboraram um abaixo-assinado que será entregue a 5ª Coordenadoria Regional de Educação e também ao Ministério Público, reivindicando a modificação dos horários das linhas de ônibus.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções