Mostra premiada pela Funarte no Casarão 6
Nesta terça às 19h acontecerá abertura da mostra “Maravilhas: histórias e memórias afetivas”. O trabalho foi vencedor da segunda edição do Prêmio “Mulheres nas Artes Visuais” da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE). A artista plástica Rosana Almendares – motivada por história contada pelo pai -, e o irmão Renato Almendares, percorreram a Barra do Chuí, Pelotas, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e São José do Norte. Em fotos e vídeos, eles registraram o patrimônio imaterial do extremo sul. Em Pelotas, a exposição acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Triplex Arte Contemporânea e Ministério da Cultura. Como local, o Casarão 6 à Praça Cel. Pedro Osório. Visitação de segunda a sexta das 13h às 18h até 29 deste mês.
VÍDEOS que serão exibidos: “Balneário As Maravilhas”; “O porto de Santa Vitória do Palmar”; “Ilha dos Marinheiros e a Lagoa das Noivas”; “São José do Norte e o espião alemão”; “Ilha da feitoria e o povo que se apaixonou”.
LIVROS conforme os autores: “Cada episódio com as histórias relatadas por narradores que encontrarmos no caminho, é acompanhado por um livro de artista. Assim, tanto ilustra o tema principal quanto também reúne as anotações durante as viagens”.
Programação com apoio de Design de Atelier, Mídia Produções e Gato Preto Produções. Na internet: maravilhasmemoriasafetivas.com.br
(C0G0Y)