EJA : Cursos profissionalizantes qualificam jovens e adultos
Paula Mascarenhas visitou na noite da última quarta-feira, como prefeita em exercício, o projeto Práticas Integradas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dona Mariana Eufrásia, no Fragata.
Um convênio da prefeitura com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) oferece 1.461 vagas para cursos profissionalizantes no Município.
Ao lado do diretor do Sest Senat, Roger Lange, Paula acompanhou parte de uma aula dos cursos que desde maio são oferecidos no local, como a Produção de Doces de Pelotas, Decoração de Unhas e Auxiliar de Mecânica.
No total, são 92 turmas distribuídas em 26 escolas de Pelotas. O objetivo é estimular pessoas que tenham abandonado a escola a voltar a estudar e dar a elas mais oportunidades de entrar no mercado de trabalho. Também são oferecidos cursos de Manicure, Pedicure, Frentista, Cobrador de ônibus, Porteiro, Operador de caixa, Produção de bolos e tortas, e Cozinha do sul.
Sob a supervisão do professor Luciano Viegas Moura, a aluna do curso de Doces de Pelotas, Fabiana Pereira, conduzia a produção de bombons de morango e de uva. Atenta aos detalhes, ela trabalhava na cobertura dos doces, buscando aperfeiçoar a técnica. “Eu já fazia tortas e bolos, mas com o curso quero me qualificar ainda mais para começar a produzir outros doces também”, afirmou Fabiana.