Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ : UCPel promove atividade prática sobre uso de extintores de incêndio

23 junho
09:22 2015

Os alunos que integram o Programa Jovem Aprendiz, desenvolvido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), participaram de aula prática sobre o uso de extintores de incêndio. A atividade, promovida pela disciplina de Segurança do Trabalho, mostrou o passo a passo da utilização dos extintores e as classes existentes.

Os responsáveis pela parte prática foram os Técnicos de Segurança do Trabalho do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) Igor de Barros e Vagner Silveira. As duas turmas de jovens aprendizes aprenderam a classificar o tipo de fogo e o extintor correspondente para apagá-lo, como carregar o extintor e romper o lacre. “A aula foi semelhante ao treinamento de brigadista de incêndio”, explicou o responsável pela disciplina, engenheiro de Segurança do Trabalho Maurício Godoy.

ATIVIDADE recebeu elogios dos alunos

ATIVIDADE recebeu elogios dos alunos

Antes de participar da parte prática, os alunos foram apresentados à teoria sobre contenção contra incêndios nos encontros ocorridos em sala de aula. De acordo com a coordenadora do Programa, Simoni Triantafilu, os alunos com necessidades especiais têm na prática a oportunidade de melhorar o entendimento do conteúdo visto na sala de aula.

Para a estudante Luciana Pereira, a parte prática foi a única oportunidade que teve até agora para aprender a manusear os extintores. “Eu já conhecia a classificação, mas nunca tinha lidado com extintores de incêndio. Acho importante saber como proceder em caso de incêndio para poder ajudar pessoas que não sabem”, avaliou a estudante.

O Programa Jovem Aprendiz é promovido pela UCPel em parceria com  com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Atualmente, 35 alunos participam do programa, que tem duração de 21 meses de duração. Os alunos que concluírem o curso serão encaminhados para ocupar vagas de emprego na própria Universidade, na Mitra Arquidiocesana de Pelotas, no Hospital São Francisco de Paula (HUSFP) e na Rádio Universidade (RU).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções