ÔNIBUS : BM faz Operação Transporte Seguro
Após a reunião com o Sindicato dos Trabalhadores e das Empresas do Transporte Rodoviário de Pelotas (STTRPel), e com a Prefeitura, o 4° Batalhão de Polícia Militar realizou nos carros do transporte coletivo, a operação denominada “Transporte Seguro”, que teve por objetivo aumentar a segurança dos trabalhadores e usuários do transporte coletivo, atuando preventivamente e retirando suspeitos e armas das ruas, coibindo o cometimento de delitos.
O horário e os locais de atuação desta operação – que seguirá nos próximos dias acontecerá de acordo com o planejamento da Unidade, que fez um trabalho de inteligência para apurar as áreas de maior incidência de roubos. Serão desencadeadas ainda, ações simultâneas, mesclando efetivos, modalidades de policiamento e formas de atuação dos policiais envolvidos.
Na noite de quarta-feira, a Operação foi realizada por policiais militares que percorreram diversos pontos da Zona Norte do Município, principalmente Pestano e Getúlio Vargas.
Foram abordadas cerca de 32 pessoas e 20 veículos nos locais de risco e também intensificaram o patrulhamento nas linhas do transporte coletivo.
A Operação Transporte Seguro continua em vigor em Pelotas, sendo direcionadas ações específicas nos diferentes bairros da cidade.
ASSALTOS – Os mais de 20 assaltos registrados nos últimos dias contra os carros do transporte coletivo levaram o Sindicato dos Rodoviários a tomar providências junto às autoridades, além da interrupção dos horários noturnos por dois dias. Ontem mais um ônibus da Empresa Conquistadora foi alvo de assalto. O roubo ocorreu 7h27min, na Rua 18, do Pestano. Na quarta-feira em outro ônibus da mesma linha foi assaltado, sendo que desta vez o cobrador foi ameaçado pelo assaltante, que disse que ia furá-lo caso não entregasse o dinheiro. Além dos vales-transporte foi roubado R$ 92,00.
O agente penitenciário, Valdemar Estigarribia Seixas, foi convidado pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), que fabrica armas de fogo e munições no Brasil, para testar e avaliar o desempenho da nova espingarda Pump de calibre 12 – modelo Mylitary 3.0 RT.
De acordo com Seixas, após efetuar vários disparos, foi constatado que vantagem desta arma em relação a outros modelos, é que sua coronha retrátil em polímero, permite o ajuste em até seis posições. “Outro diferencial é que a mesma possuiu um sistema interno de amortecimento de recuo permitido ao atirador maior firmeza na empunhadura e posição após efetuar o disparo”, analisou. Seixas, chefe da Seção de Material Bélico da Susepe, é instrutor de tiro e especialista em Operações Especiais Policiais.
◘ Esfaqueado
Um adolescente de 17 anos foi esfaqueado no pescoço. A tentativa de homicídio ocorreu no Loteamento Darci Ribeiro, no Bairro Areal. O autor do golpe também agrediu a vítima a socos e pontapés. Ferido, o jovem correu para dentro de casa e pediu ajuda de familiares. O fato foi presenciado por testemunhas, que apontaram o autor e disseram que ele acusou o menor de ter-lhe assaltado. O adolescente está internado em estado grave.
◘ Baleado
Um jovem de 18 anos foi vítima de uma bala perdida que lhe alvejou nas costas. O fato ocorreu às 19h de quarta-feira, no Getúlio Vargas. O tiroteio era entre os ocupantes de uma moto e de um carro. O caso está aos cuidados da Delegacia de Homicídios e Desaparecidos.
◘ Comerciante
Um comerciante foi baleado no braço esquerdo, numa tentativa de assalto quando chegava em casa no Jardim das Tradições. A vítima conseguiu acelerar o veículo e fugir, só depois percebeu que havia sido atingido com um disparo.