BRASIL 4 X 1 PORTUGUESA : Vitória garante liderança isolada
Xavante soma 23 pontos ganhos e já carimbou sua participação para o Campeonato Brasileiro da Série C em 2016
Mais do que assegurar pelo menos a permanência na Série C de 2016, o Brasil encaminhou sua a classificação para a segunda fase da competição. A goleada de 4 a 1 diante da Portuguesa, no Bento Freitas, nesta segunda-feira, deixou o time xavante a oito pontos de distância do quinto colocado, que é justamente a Lusa.
O Brasil chega a 11 jogos de invencibilidade na Série C (é o único time sem perder nas três principais divisões do futebol brasileiro). São seis vitórias e cinco empates. Diante da Lusa, a equipe de Rogério Zimmermann impôs sua superioridade e construiu um escore que não deixa dúvida quanto à atuação no jogo.
Logo no primeiro lance da partida, o Brasil demonstrou sua vocação ofensiva: Felipe Garcia quase marcou um relâmpago. Depois, a Portuguesa cresceu e passou a atacar, mas sem levar perigo ao Eduardo Martini. Aos 18 minutos, Brock pegou um chute de fora da área e abriu o placar. Um golaço. No final do primeiro tempo, o Xavante ampliou a vantagem, com Washington, depois que Leandro Camilo mandou uma bola no poste.
A pretensão da Portuguesa em reagir na partida foi inviabilizada logo aos dois minutos da segunda etapa. Márcio Jonatan mandou a bola na trave e, na volta, Leandrão marcou seu 10º gol no campeonato. Ele segue como artilheiro isolado.
A Lusa descontou, aos seis, com Guilherme Queiróz. Mas, em seguida, o Brasil voltou a ampliar a vantagem. Leandro Camilo foi compensado pela insistência e marcou o quarto gol, tirando proveito da bola alta na área adversária. Depois, o rubro-negro manteve o controle da partida para confirmar mais uma vitória na Série C.
O Brasil volta a jogar no sábado, às 11h, no ecoestádio, em Curitiba, contra o lanterna Guaratinguetá.
Arquibancada fica para jogos futuros
A arquibancada provisória no Bento Freitas (capacidade para 3.800 torcedores) não foi liberada para a partida desta segunda-feira contra a Portuguesa. O Corpo de Bombeiros nem chegou a realizar a vistoria, pois alegou que o laudo técnico não foi encaminhado de maneira correta. A comissão de obras do clube discorda e mantém a ideia de buscar a liberação da arquibancada para os jogos seguintes pela Série C.
O major André Silvério, que responde pelo comando regional do Corpo de Bombeiros, concedeu entrevista à Rádio Pelotense, informando que o laudo encaminhado pelo Brasil é mesmo utilizado em 2013 no Estádio do Vale em Novo Hamburgo. Citou também que há diferença: em Novo Hamburgo, a arquibancada estava sustentada por uma base de concreto e que, no Bento Freitas, está colocado sobre uma área de saibro.
A resposta do Brasil foi dada em entrevista coletiva de Daniel Halfen, que é da comissão de obras da arquibancada provisória. Segundo informou, o laudo “não é do Brasil, nem da empresa responsável pela arquibancada, mas da arquibancada. É o mesmo laudo apresentado em todos os eventos em que a arquibancada é usada”, diz. O Corpo de Bombeiros exige também um teste de força da estrutura da arquibancada.
BRASIL (4)
Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Fernando Cardozo e Brock; Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira (Márcio Hahn) e Felipe Garcia; Leandrão e Márcio Jonatan (Galiardo). Técnico: Rogério Zimmermann.
PORTUGUESA (1)
Tom; Bolívar, Anderson Luiz e Luan; Jonathan (Paulinho), Renan, Victor Bot (Dieyson), Dieguinho e Julinho; Hugo (Willen) e Guilherme Queiroz. Técnico: Estevam Soares.
Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas. Árbitro: Paulo Henrique Salmázio (MS); assistentes: Marcos Brito (MS) e Elio Nepomuceno Junior (RS). Cartões amarelos: Diogo Oliveira e Martini (B); Victor Bot e Julinho (P). Gols: Brock (18min) e Washington (47min do primeiro tempo); Leandrão (2min), Guilherme Queiróz (6min) e Leandro Camilo (9min do segundo tempo).