TRÁFICO E HOMICÍDIOS : Polícia Civil desencadeia operação
A 18ª Delegacia Região de Policial Civil, sob a coordenação do delegado de Polícia Regional Márcio Steffens, desencadeou na madrugada de ontem a “Operação Adsumus”, que significa estar presente. A ação visa combater tráfico de drogas e homicídios, com o foco principalmente no combate aos crimes contra a vida, visto que desde o início do ano, 73 pessoas foram assassinadas na cidade, em que na sua maioria, com envolvimento direto ou indireto com o tráfico de drogas.
Foram cumpridos 40 Mandados de Busca e Apreensão e 12 de Prisões Preventivas, resultando na prisão de nove pessoas e na apreensão de um adolescente infrator. Entre as prisões estão as dos acusados de autoria da morte de Lisiane Malu Siga, de 31 anos, e Joel Ferreira da Silva, de 42 anos, e também um homem acusado de estuprar e balear uma menina de nove anos. Outro suspeito deste crime está foragido. Foram apreendidos quatro revólveres, três espingardas, 300 g de cocaína, simulacros de armas de fogo e dezenas de objetos que são produtos de furto e roubo e uma muda de maconha. As investigações policiais foram levadas a efeito especialmente pela Delegacia de Homicídios e Desaparecidos com importante auxílio das 1ª, 2ª e 3ª DPs e da Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas. A ação contou com 130 servidores policiais civis e 40 viaturas de Pelotas e região.
Para o delegado Regional, é inaceitável que em nove meses do ano já tenha ultrapassado o número de homicídios de todo ano anterior. A alta incidência de caso, a maioria com alguma vinculação ao tráfico de drogas, forçou uma reação dos órgãos de segurança. A intenção, diz o delegado é de mostrar à sociedade que a Polícia Civil está alerta a tudo que está acontecendo.
Sobre os casos de homicídio, aumentou para 74 porque o inquérito que apurou a morte de Elson Lemos Menezes de 19 anos, ocorrida em 12 de agosto, no Fragata, concluiu que não se tratou de um latrocínio, roubo seguido de morte e sim de um homicídio.