Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

MORMO : Estado tem 17 animais infectados

MORMO : Estado tem 17 animais infectados
12 novembro
09:16 2015

Mais de cinquenta médicos veterinários participaram da terceira edição do Workshop Mormo: Diagnóstico e Providências, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS no Casarão do Parque de exposições de Alegrete.

O presidente do Sindicato Rural de Alegrete, Pedro Píffero, elogiou a iniciativa do CRMV-RS e destacou a importância de tratar a temática do mormo do ponto de vista técnico e não político.  O vice-presidente do CRMV-RS, José Arthur Martins, afirmou que nas três edições do workshop quase duzentos médicos veterinários já foram capacitados através destes eventos e novas edições poderão ser realizadas ainda este ano.

O Workshop contou com a presença de médicos veterinários de várias cidades de diversas regiões do estado e também do Uruguai. Um dos participantes internacionais é representante do serviço veterinário de Artigas. Martin Altuna disse que veio ao Brasil, acompanhado de outras três fiscais, para aprender com a experiência brasileira na identificação e controle da doença. “Há um caso suspeito em Quaraí. Estamos numa zona de risco e não temos um programa de controle, por isso o RS é referência para nós”, afirma.

VETERINÁRIOS reunidos em Alegrete

VETERINÁRIOS reunidos em Alegrete

O médico veterinário Henrique Ramos de Oliveira, que falou sobre diagnóstico clínico de mormo disse que o que mais preocupa é que a maioria dos casos da doença é assintomático, por isso quando houver dúvida, em função da dificuldade de diagnóstico diferencial, é importante realizar o teste para mormo. “Tem que trabalhar em cima do teste para descartar e, aí sim, tratar para outras doenças”, orienta. A professora da Universidade Federal de Santa Maria, Águeda Castagna de Vargas, que falou sobre Diagnóstico Laboratorial, afirmou que as técnicas que o Rio Grande do Sul está utilizando para a identificação e controle da doença são validadas e usadas em vários países.

Durante a apresentação sobre a Visão do Serviço Oficial, o coordenador do Programa de Sanidade de Equídeos da Secretaria da Agricultura, Gustavo Diehl, afirmou que um novo caso foi confirmado, no município de Porto Alegre. O animal teve a suspeita identificada através do teste de fixação de complemento, mas morreu antes do teste da maleína. “Como havia sintoma clínico mais teste positivo de fixação de complemento, o foco foi confirmado – conforme as determinações internacionais”, afirma Diehl. Atualmente o Rio Grande do Sul contabiliza 17 animais infectados em 13 focos localizados em doze municípios. Das sessenta suspeitas registradas no RS, vinte ainda aguardam resultado final.

Ao todo são 12 municípios com foco de mormo:

Rolante, Alegrete, Uruguaiana, Santo Antônio das Missões, São Jorge, Cruz Alta, Boa Vista do Cadeado, Nova Ramada, Pelotas, Camaquã, Três de Maio e Porto Alegre.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções