INSTITUTO LAR DE JESUS : Manutenção de convênio com a prefeitura está indefinido
O convênio com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) oferece as condições para que a escola mantenha os 120 alunos do ensino fundamental.
Segundo Roberto Martinez Nunes, presidente do instituto e diretor da escola, é comum ocorrer atraso no repasse da Prefeitura em razão da burocracia. No entanto, neste ano a insegurança é maior. Roberto afirma que recebeu a informação, por parte da SMED, de que uma nova lei federal foi promulgada – alterando as regras dos convênios entre o poder público e entidades de direito privado – e que isso pode significar o fim do convênio entre o Lar de Jesus e a secretaria. “Mas até agora há muito pouco esclarecimento”, diz o presidente do instituto.
Com 54 anos de atividade, o instituto acolhe crianças, adolescentes e familiares em situação de vulnerabilidade social. Oferece também ensino fundamental em turno integral, com 120 alunos, e atividades abertas para todos.
O convênio com a SMED cobre um pouco mais de 50% das atividades do Instituto Lar de Jesus, sendo que 80% desse repasse é destinado aos encargos com funcionários. A instituição recebe também doações de pessoas físicas e jurídicas. Roberto Nunes afirma que o instituto tem até mesmo estrutura, e vontade, para ampliar, mas infelizmente faltam recursos.
Para realizar doações, o interessado pode ligar para o número 3027.0276, acessar o site institutolardejesus.org.br ou fazer através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).