Pré-escola com matrículas abertas
Os responsáveis por crianças de quatro e cinco anos, que ainda não as inscreveram na pré-escola para 2016, têm até a próxima segunda-feira, 14 de dezembro, para procurar a Central de Matrículas (rua Andrade Neves, 2276) com a certidão de nascimento da criança. Esta é a segunda fase do processo, que teve o primeiro sorteio de vagas na última semana.
Para as crianças já inscritas, os pais devem procurar as escolas escolhidas – por telefone ou pessoalmente – para conferir se foi contemplado na primeira fase e fazer a matrícula. Caso contrário deve procurar a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) para encaminhar as opções. Foram 1801 inscrições na zona urbana e 400 na zona rural. Além das 1200 rematrículas que precederam este processo.
A Smed está buscando alternativas para atender a toda a demanda. Ampliou as vagas das Escolas de Educação Infantil (Emeis); criou turmas nas Escolas de Ensino Fundamental (Emefs); está em processo de municipalização de uma escola estadual no Fragata; garantiu a cedência de uma sala na Escola Raquel Mello, na Sanga Funda; está alugando prédios no Balneário dos Prazeres e Sítio Floresta; além da criação da Escola Bernardo de Souza, na antiga Nossa Senhora de Lurdes, que abrirá 570 novas vagas.
A secretária de Educação, Lucia Muller, diz que todos que procuram a Smed estão sendo atendidos na melhor opção de escola. Os sorteados têm até esta sexta-feira (11/12/2015) para fazer a matrícula. Caso não compareçam serão procurados pela escola.
A escolha do local da escola é importante para que os pais tenham maior tranquilidade para levar os filhos diariamente, ainda que na zona rural é oferecido transporte escolar.