CRISE : JK Pneus está fechando loja em Pelotas
O comércio pelotense tem encolhido, nos últimos meses, com o fechamento de dezenas de lojas e pequenos estabelecimentos comerciais, provocando desemprego sem precedentes, além de reduzir, drasticamente, o retorno do ICMS aos cofres do município.
Ontem, após um período de turbulência, os funcionários da JK Pneus (Av. Fernando Osório nº 240) decidiram paralisar suas atividades em protesto pelo atraso no pagamento dos salários e a falta do depósito do FGTS que, segundo o Sindicato dos Comerciários, não está sendo cumprido desde agosto do ano passado. O proprietário do imóvel, por não estar recebendo o pagamento do aluguel, há vários meses, ingressou em juízo com pedido de despejo.
A JK Pneus, com matriz em Joinville, segundo o seu gerente em Pelotas, não recebe pneus há quase um ano e meio. “Vendemos, nesse período, o que tínhamos no estoque”, revelou. No Rio Grande do Sul já foram fechadas todas as filiais restando apenas a de Pelotas, que também deverá encerrar suas atividades após 22 anos de atuação no mercado. A empresa chegou a ter aqui 18 funcionários e, ultimamente, mantém apenas 10 nos seus quadros.
O Departamento Jurídico do Sindicato dos Comerciários ingressou em juízo com pedido de aresto dos bens da JK Pneus como forma de garantir o pagamento dos salários, do FGTS e das rescisões dos contratos de trabalho em caso de fechamento da loja.