CALÇADÃO : Operação para combater comércio irregular
As secretarias de Justiça Social e Segurança (SJSS) – através da Guarda Municipal (GM) – e de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) se reuniram esta semana para tratar dos últimos detalhes da “Operação Mercúrio”, que será realizada nos próximos dias no Centro da cidade, especialmente no Calçadão.
O objetivo é combater os vendedores ambulantes ilegais – que tornaram a tomar conta do espaço público – com uma forte fiscalização e apreensão das mercadorias sem procedência.
O secretário da SJSS Tiago Bündchen diz que a ação faz parte do projeto de revitalização do calçadão, que começa a ser implantado em breve, e é um pedido do prefeito Eduardo Leite. “Estamos perdendo o espaço público para o comércio ilegal e, especialmente em tempos de recessão, isso prejudica não só o espaço, mas também os comerciantes que pagam seus impostos ao Município” frisou.
Dentro dos próximos, equipes da GM e da SGCMU estarão atuando no Calçadão e recolhendo produtos sem procedência. “Não queremos prender pessoas, mas sim apreender as mercadorias ilegais e acabar com o comércio irregular”, explica Bündchen.
A “Operação Mercúrio” conta com o aval do Ministério Público Estadual. Ontem houve um encontro com representantes da Polícia Civil, que serão os responsáveis pelo recebimento das mercadorias sem procedência.
Curiosidade: Na mitologia romana, Mercúrio (associado ao deus grego Hermes) é um mensageiro e deus da venda, lucro e comércio.