Diário da Manhã

sexta, 10 de janeiro de 2025

Notícias

 Mais recentes

Músicos de 21 nacionalidades estão confirmados no Festival Internacional Sesc de Música 2017

Músicos de 21 nacionalidades estão confirmados no Festival Internacional Sesc de Música 2017
29 junho
18:29 2016

Evento será realizado entre 16 e 27 de janeiro de 2017, em Pelotas

Considerado um dos maiores festivais de música de concerto da América Latina, o Festival Internacional Sesc de Música já está com a grade de professores definida para a 7ª edição, que ocorrerá entre os dias 16 e 27 de janeiro de 2017, em Pelotas/RS. Os alunos das 23 classes disponibilizadas terão a oportunidade de aperfeiçoamento com profissionais de 21 nacionalidade (confira, logo abaixo, a relação). As inscrições já estão abertas, no www.sesc-rs.com.br/festival (aba “Alunos), e seguem até 17 de julho.

Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Oboé e Corne Inglês, Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone Tenor, Trombone Baixo, Tuba, Saxofone, Eufônio, Harpa, Percussão, Violão Clássico, Canto Lírico, Piano, Composição, Prática de Orquestra e de Banda Sinfônica são as classes disponíveis. Entre as modalidades de inscrição estão: aluno bolsista integral (recebe hospedagem em hotéis e pousadas da cidade de Pelotas e alimentação), aluno bolsista parcial (recebe alimentação – almoço e janta) e aluno vinculado à Universidade Federal de Pelotas (a seleção dos alunos para essas vagas são de responsabilidade da UFPel). A lista de alunos selecionados será divulgada no dia 18 de agosto de 2016.

Sobre o Festival – O Festival Internacional Sesc de Música tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. “Entregar esta nova edição reforça o importante trabalho de formação que vem sendo feito ao longo dos últimos anos. Trabalho esse que leva mais cultura à população em todos os cantos da cidade e permite a troca de experiência entre profissionais de diversos países e alunos, que a cada ano enxergam o Festival como uma referência de qualidade na área”, comenta Silvio Bento, gerente de Cultura do Sesc/RS.
A edição 2017 do evento contará com mais de 450 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos, de dezenas de países. A programação contemplará nove concertos no Theatro Guarany, dois espetáculos nos palcos externos, oito recitais de alunos, nove concertos de Música de Câmara e 15 recitais na comunidade, todos gratuitos.

O diretor artístico do Festival de Música, o maestro Evandro Matté, revela que no encerramento, em que a Orquestra Acadêmica é a grande atração, será encenada a cantata Carmina Burana, de Carl Orff, com participação de orquestra, coro adulto, coro infantil e solistas. “Com equilíbrio entre qualidade, gestão, diversidade e educação, o Festival pretende se destacar não somente como um dos mais importantes festivais de música, mas também como um evento de grande amplitude cultural e social, contribuindo para a solidificação das ações culturais do Sesc/RS em nosso Estado e contribuindo para a desenvolvimento cultural da cidade de Pelotas e do Rio Grande do Sul como um todo”, explica Matté.

A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural das Universidades Federal e Católica, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, Ospa e Expresso Embaixador.

::: PROFESSORES 7º FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA ::::

Prática de Orquestra (Orquestra Acadêmica)
Evandro Matté (BRA/RS)
José Luis Gomez Rios (VEN)

Prática de Banda Sinfônica (Banda Sinfônica Acadêmica)
Marcelo Jardim (BRA/SP)

Violino
Emerson Kretschmer (BRA)
Emmanuele Baldini (ITA)
Linus Roth (ALE)
Marcello Guerchfeld (BRA/RS)
Yang Liu (CHI/EUA)

Viola
Hella Franck (BRA/RS)
Horácio Schaffer (BRA/SP)
Roman Spitzer (ISR)

Violoncelo
Mássimo Macri (ITA)
Stanimir Todorov (BUL)

Contrabaixo
Alberto Bocini (ITA)
Éder Kinappe (BRA/RS)

Flauta
Artur Elias (BRA)
Wally Hase (ALE)

Oboé
Christoph Hartmann (ALE)
Viktória Tatour (BIE)

Clarinete
Diego Grendene (BRA/RS)
Michel Lethiec (FRA)

Fagote
Adolfo Almeida Jr (BRA/RS)
Martin Kuuskmann (EST)

Trompa
Andrej Zust (ALE)
Gustavo Constenla (URU)

Trompete
Tiago Linck (BRA)
Valentín Garvie (ALE/ARG)

Trombone Tenor
José Milton Vieira (BRA)

Trombone Baixo
Darrin C. Milling (USA)

Tuba
Albert Kathar (BRA/RJ)

Saxofone
Marc Sieffert (FRA)

Eufônio
Fernando Deddos (BRA/PR)

Harpa
Liuba Klevtsova (RUS)

Percussão
Clarissa Severo de Borba (FRA)
Douglas Gutjahr (BRA/RS)

Violão Clássico
Isabel Siewers (ARG)

Canto Lírico
Eiko Senda (JAP)
Patrícia Morandini (ITA)

Piano
Catarina Domenici (BRA/RJ)

Composição
Fernando Mattos (BRA/RS)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções