Reunião debate preparativos para a Semana de Consciência Negra
A Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS) e o Conselho de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas (CPDN) trataram dos preparativos da Semana de Consciência Negra, durante reunião na sede da Secretaria, nesta sexta-feira (01/11) à tarde.
Celebrada entre os dias 13 e 21 de novembro, a Semana tem sua abertura oficial no dia 14 de novembro, às 18h, no auditório do Colégio Pelotense. A programação, que se inicia com um Seminário sobre Diversidades e Desigualdades Sociais, no dia 13, às 18h30, no auditório da SJSS, promoverá, ao longo da sua realização, oficinas culturais nos Cras, homenagens póstumas ao mestre Batista, reconhecido percussionista local, e à Rubinei, um dos ícones do Conselho, além de uma visita guiada, no dia 16, pelo Centro Histórico, com usuários (crianças, adolescentes e idosos) acolhidos nos abrigos institucionais do Município, e apresentações artísticas com músicos locais.
A superintendente da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS), Daiane Dias destacou que esse ano será desenvolvido uma mostra de arte no Mercado Central, que ocupará 18 bancas com apresentações da cultura negra, mostrando seu patrimônio material e imaterial.
Sob a coordenação da SJSS, a Semana tem a parceria da Secretaria de Cultura (Secult), Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo(Sdet), UCPel e UFPel.
Estiveram presentes ao encontro, a secretária da SJSS, Clesis Crochemore, o presidente do Conselho, Fábio Gonçalves, conselheiros e demais proponentes das ações do evento.