SÉRIE B : Brasil é 9º após vencer o CRB
Rafinha marcou os dois gols, Misael deu as assistências para esses dois gols e Eder Sciola jogou demais outra vez. Os três foram os destaques do Brasil na vitória de 2 a 0 diante do CRB, sábado, no Bento Freitas, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O resultado fez com que o Xavante avançasse para a nona colocação, com 33 pontos – uma situação cômoda no meio da tabela de classificação.
Na tarde chuvosa de sábado, com a água sob a grama do campo, o Brasil se adaptou melhor a essa adversidade e pressionou o adversário no primeiro tempo. A marcação alta impedia que o CRB saísse para o jogo. O que faltava para o time de Clemer era a finalização ao gol adversário, apesar do domínio absoluto. Até que, aos 27 minutos, Misael se aproveitou da indecisão de Gabriel e escapou pela esquerda. O meia deu uma assistência precisa para Rafinha, que, de cabeça, fez 1 a 0.
O Brasil poderia ter aumentando a vantagem, aos 33, quando Cassiano mirou o gol, mas Flávio Boaventura se jogou na bola para salvar o CRB. A única coisa que preocupava os rubro-negros no final do primeiro tempo era a vantagem mínima no placar.
OUTRO JOGO – Na segunda etapa, o time alagoano mudou a forma de jogar, explorando a bola longa para Neto Baiano. Passou a dominar o meio-campo e dar trabalho para a defesa do Brasil. Marcelo Pitol, que não havia aparecido no primeiro tempo, foi decisivo em dois momentos. Aos oito, Neto Baiano ganhou de Breno e chutou à queima roupa e o goleiro colocou para escanteio. Depois, aos 18, ele foi no ângulo para tirar a bola chutada por Tony.
O jogo estava perigoso para o Brasil, quando Misael achou Rafinha no centro do ataque. O meia finalizou e Edson Kölln chegou a tocar na bola, que acabou na rede. A vitória estava assegurada para alegria dos xavantes, especialmente os que enfrentaram a chuva para ir ao Bento Freitas. O próximo jogo será sábado, às 19h, contra o Ceará, em Fortaleza.
Forte em casa
Com Clemer, o Brasil recuperou a força nos jogos como mandante. Em cinco partidas no Bento Freitas, a equipe conquistou quatro vitórias (Payandu, Guarani, Goiás e CRB) e empatou uma vez (Boa). O aproveitamento de 86,6%. “Sempre disse que o Brasil precisava recuperar a força de jogar aqui. O Brasil foi sempre muito forte dentro de casa” comentou o treinador ao final da partida.
Os números totais de Clemer são também merecedores de destaque. Em nove partidas, a equipe ganhou cinco, empatou uma e perdeu três O aproveitamento é de 59%. O Brasil ganhou 16 pontos em 27 disputados. Com o treinador, o time rubro-negro conquistou nesses nove jogos quase metade dos pontos somados em toda a competição. Nas 15 rodadas anteriores, o Xavante tinha acumulado 17 pontos.
A primeira meta do Brasil, que é a permanência na primeira divisão, está bem encaminhada. A diferença para o Z-4 subiu para oito pontos.
SURPRESA – A escalação de Misael para começar a partida de sábado se tornou uma surpresa. Ele apareceu na vaga de Juninho, que foi vetado pelo departamento médico. Para a partida em Fortaleza, o desfalque é Pitol, que recebeu o terceiro cartão amarelo.
BASE – Jogando no CFA, neste domingo, o time sub-17 do Brasil conquistou mais uma vitória no Campeonato Gaúcho da categoria. Com gols de Chrigor, Noé e Matheus, o time treinado por treinado por Alison Henry derrotou o Uruguaiana por 3 a 0. O Xavante está na liderança do Grupo C, com 15 pontos.
BRASIL
Marcelo Pitol
Eder Sciola
Leandro Camilo
Teco
Breno
Leandro Leite (Itaqui)
João Afonso
Marcinho (Elias)
Rafinha
Misael
Cassiano
Técnico: Clemer
CRB
Edson Kölln
Marcos Martins
Flávio Boaventura
Gabriel
Diego
Adriano
Yuri (Pablo)
Tony (Danilo Pires)
Chico
Marion (Érick Sales)
Neto Baiano
Técnico: Dado Cavalcanti
- Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
- Árbitro: Pablo dos Santos Alves (PB)
- Assistentes: Oberto da Silva Santos (PB) e Killden Tadeu Morais Lucena (PB)
- Cartões amarelos: Pitol, Leandro Leite, João Afonso e Elias (B); Boaventua e Gabriel (CRB)
- Expulsão: Gabriel (CRB) – aos 49min do segundo tempo
- Gols: Rafinha (27min do primeiro tempo e 47min do segundo)
SÉRIE B
24ª rodada
Terça-feira, 12/9
- Boa 2×2 Guarani
- Criciúma 1×2 Juventude
Sexta-feira, 15/9
- Santa Cruz 3×0 Goiás
- Ceará 1×1 América/MG
- Sábado, 16/9
- Paysandu 2×0 ABC
- Brasil 2×0 CRB
- Internacional 3×0 Figueirense
- Oeste 1×0 Náutico
- Vila Nova 2×1 Luverdense
- Paraná 2×1 Londrina
25ª rodada
Terça-feira, 19/9
- América/MG x Vila Nova
- Guarani x Paraná
Sexta-feira, 22/9
- Juventude x Boa
- Luverdense x Oeste
- Londrina x Santa Cruz
Sábado, 23/9
- Figueirense x ABC
- Goiás x Paysandu
- CRB x Criciúma
- Náutico x Internacional
- Ceará x Brasil
Classificação