NO LIMITE DO ABISMO : Brasil está fora do rebaixamento pelos critérios
A consequência da fase ruim que acumula cinco jogos sem vitórias (apenas dois pontos somados em 15 disputados) é a presença no limite do abismo do rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série B. A derrota de 2 a 0 para o Figueirense, sábado, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, deixou o Brasil com 39 pontos – mesma pontuação de Luverdense, que é o primeiro time do Z-4. O Guarani e o CRB também estão com 39. O Xavante leva vantagem no número de vitórias sobre esses concorrentes.
Faltando cinco rodadas para o encerramento do Campeonato Brasileiro da Série B, a luta contra o rebaixamento ganha contorno de dramaticidade. Quatro equipes estão igualadas com 39 pontos, tentando escapar dessa última vaga, já que as outras três devem mesmo ser ocupadas por ABC, Náutico e Santa Cruz. Quem se distanciou da zona de risco é o Figueirense, que chegou a 42 pontos.
O Brasil não vence há mais de um mês. A última vitória ocorreu no dia 3 de setembro, contra o Juventude, no Bento Freitas. Depois disso, o time rubro-negro empatou dois jogos e perdeu três. Nas últimas sete partidas, o ataque marcou apenas três gols. Quando o time cria uma oportunidade, os atacantes desperdiçam. Marcinho acrescentou mais um gol perdido em seu histórico no Brasil: aos 42 minutos do primeiro tempo, entrou livre na área e chutou em cima do goleiro.
PRESSÃO – O técnico Clemer passa pelo momento mais complicado desde que chegou ao Brasil. Ele reconhece que a pressão aumenta a cada derrota do time. “A pressão é grande para todos os times. É um campeonato muito equilibrado. Nós sabíamos que iria ser difícil. Eu sei bem como isso acontece, mas temos que manter a tranquilidade”, comentou o treinador ao final do jogo em Florianópolis.
O Brasil volta a jogar na terça-feira, às 20h30, diante do Paraná, no Bento Freitas. As outras partidas são contra ABC e Criciúma em Pelotas; Paysandu e Boa Esporte fora de casa.
Na mira
Se o Brasil não vencer o Paraná, terça-feira, no Bento Freitas, Clemer pode ser demitido. Isso se ele chegar até lá. Sem vencer há cinco partidas, com o time se aproximando perigosamente da zona de rebaixamento, surgem especulações sobre a troca de treinador. O Brasil já teria feito contado com Gilmar Dal Pozzo e Luís Carlos Winck, que atualmente estão sem clube. Os dois trabalharam nesta Série B pelo Juventude e Criciúma, respectivamente.
A outra medida adotada pelo Brasil é comum em tempo de crise por falta de resultado: promoção na venda de ingressos para tentar lotar o estádio. O torcedor rubro-negro poderá assistir ao jogo de amanhã, pagando apenas R$ 10. A venda de ingressos promocionais vai até às 13h de terça-feira. Depois o valor sobe para R$ 20.
O time sub-17 foi eliminado do Campeonato Gaúcho da categoria, sábado, ao perder por 3 a 0 para o Novo Hamburgo no Bento Freitas.
SÉRIE B
33ª rodada
Terça-feira, 31/10
- Goiás 1×1 Criciúma
- Paraná 1×2 Paraná
Sexta-feira, 3/11
- Juventude 1×0 Ceará
- Internacional 0x0 CRB
- ABC 0x1 Luverdense
- Paysandu 1×1 Vila Nova
Sábado, 4/11
- Figueirense 2×0 Brasil
- Santa Cruz 2×3 Náutico
- Guarani 0x1 América/MG
- Boa 0x1 Londrina
34ª rodada
Segunda-feira, 6/11
- Internacional x Luverdense
Terça-feira, 7/11
- Criciúma x Boa
- Vila Nova x Santa Cruz
- América/MG x ABC
- Náutico x Paysandu
- Oeste x Figueirense
- Brasil x Paraná
- Londrina x Goiás
- Ceará x Guarani
- CRB x Juventude