DANÇA DO VENTRE : Apresentações no “Jantar Árabe”
Nesta sexta às 20h no Orion Gastronomia Intuitiva – Anchieta 2.139 -, “Jantar Árabe & Dança do Ventre”
Por Carlos Cogoy
Jantar temático com a culinária árabe. Além da gastronomia típica, apresentações de dança do ventre, com Luísa Ruas e Anisah Brazilian Bellydancer. A partir das 20h30min, abertura da segunda edição do “Jantar Árabe & Dança do Ventre”, que será realizado hoje no espaço Orion Gastronomia Intuitiva. A programação terá início com apresentação de dança. Na sequência, entrada com “tabule”. Posteriormente, outra apresentação de dança. A seguir, será servido o prato principal. No cardápio, quibe com especiarias, arroz sírio e babaganoush. A opção vegana é possível, mas deve ser informada na aquisição do ingresso. No encerramento, nova apresentação de dança. A gastronomia estará a cargo das “chefs” Izabel Brum e Julia Tunes, proprietárias do Orion. O valor é R$40,00. Informações: (53) 3199.0066.
DANÇA – A advogada Luisa Ruas, mestranda em direito na UFPel, é uma das organizadoras do evento. Ela pratica a dança do ventre desde 2003, e estará se apresentando. O seu interesse pela dança começou cedo. Ela menciona: “Danço desde criança, por prazer. Dançava na sala de casa enquanto meu pai escutava ou tocava música, dançava para os parentes nos aniversários de família. Como eu gostava muito, minha mãe me matriculou na turma de ballet e jazz da escola, com a professora Solane Soares. Posteriormente, me matriculei na turma de jazz do Estúdio Unidança, de Márcia Loureiro. A Márcia e a Uni, como chamamos carinhosamente a escola, são como uma família para mim. O aprendizado ultrapassou os movimentos corporais, ou o desenvolvimento da musicalidade e disciplina. O convívio entre as diferentes pessoas que estão dentro da escola, trouxe diferentes visões de mundo, aprimorando os relacionamentos interpessoais, fortalecendo a confiança no grupo, estimulando a autoconfiança. É um processo muito lindo. Lá fiz aulas de jazz, street e conheci a dança do ventre”.
ENSINAR – Em Porto Alegre, com Brysa Mahaila, Luísa participou, neste ano, do curso de formação profissional do Templo do Oriente. Luísa estava ministrando aulas de dança no Estúdio Unidança – rua Álvaro Chaves 1.757 -, porém, interrompeu as aulas para a dedicação à pesquisa que aborda sobre patrimônio cultural. Na formação em dança do ventre, ela menciona aprendizado com a professora Michele (2003), Bruna Garcia (2004), Anisah Parvaneh (2005) – convidada do Jantar Árabe -, e também um ano com a professora Jannah na Cia. da Dança. Em 2010, Luísa começou a ministrar aulas. Atualmente, o Estúdio Unidança – rua Álvaro Chaves 1.757 -, oferece aulas com Márcia Loureiro. O espaço reabrirá dia 8 de janeiro. Informações: 9 8149.9368.