Nutrição no Ônibus volta a ganhar destaque nacional
O projeto que conseguiu impactar cerca de 30 mil usuários do transporte coletivo e incentivar 40% deles a valorizar hábitos alimentares mais saudáveis, o Nutrição no Ônibus, voltou a ganhar repercussão nacional.
Depois do reconhecimento da ação da Secretaria de Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ser elencada como finalista na Campanha de Educação e Prevenção do 11º Prêmio Saúde 2017, a atividade entrou novamente em evidência no cenário brasileiro como exemplo de boa prática nas edições de janeiro das revistas Veja e Saúde, da editora Abril.
Ambas publicações estampam a iniciativa de Pelotas, destacada na noite de 28 de novembro, em São Paulo, quando a prefeita Paula Mascarenhas, a secretária de Saúde, Ana Costa, e os servidores Leandro Thurow e Rosane Silva receberam os certificados na cerimônia de premiação, realizada no Instituto Tomie Ohtake. A Prefeitura de Pelotas foi a única instituição de gestão pública finalista no Prêmio. As outras 15 eram de ações de universidades, como USP, Unicamp e UFSM.
Entre 2015 e 2016, a campanha contou com a fixação de adesivos com o formato de maçã em 210 ônibus para divulgar informações sobre riscos e benefícios de alimentos.
O Nutrição no Ônibus faz parte do projeto Saúde no Ônibus, que realizou ações do Sorrindo no Ônibus (cuidado bucal). Uma pesquisa da SMS aponta que 80% dos passageiros visualizam os adesivos fixados nos coletivos e que contribuíram para a mudança de hábitos de 40% do público.