Diário da Manhã

segunda, 25 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

VITÓRIA HISTÓRICA : Clemer destaca obediência tática

VITÓRIA HISTÓRICA : Clemer destaca obediência tática
05 fevereiro
08:22 2018

Treinador muda escalação, mas preserva forma de jogar, e diz que modelo de jogo está sendo entendido

O técnico Clemer elegeu a obediência tática de sua equipe como a principal virtude apresentada na vitória de 1 a 0 diante do Internacional, neste domingo, no Bento Freitas, pela quinta rodada do Gauchão. O treinador teve que mudar a escalação em consequência da impossibilidade de escalar Artur, Alisson Farias e Mossoró. Mas não alterou a forma de o time jogar. E os reservas compreenderam bem a missão a ser desempenhada dentro de campo.

Toty foi exemplo de obediência tática: só não tirou nota máxima, porque perdeu lances de contra-ataque na frente de Marcelo Lomba

Toty foi exemplo de obediência tática: só não tirou nota máxima, porque perdeu lances de contra-ataque na frente de Marcelo Lomba

“Com a perda desses jogadores importantes, eu tive que mudar, mas mantive a forma de jogar no 4-1-4-1. Quem entrou, desempenhou bem a função. Isso mostra que o nosso modelo de jogo está sendo entendido por todos. Nossa força é a obediência tática”, comentou Clemer. O treinador reconheceu que o jogo deste domingo foi especial em função de sua ligação com o Internacional.

“Jogar contra o Inter é sempre um momento especial, por ser um clube que me deu tudo como atleta. Mas hoje sou treinador e o Brasil me abriu essa porta. Estou muito feliz aqui com essa torcida, que não nos abandona nunca. Em qualquer lugar que formos jogar, a torcida do Brasil está presente”, ressaltou o treinador.

HOMENAGEM – O jogo deste domingo foi especial também para o técnico Odair Hellmann. Depois de nove anos, ele pisou pela primeira vez no Bento Freitas. É um dos sobreviventes do acidente com a delegação do Brasil em janeiro de 2009. Embora tenha tido a felicidade de não sofrer nenhum ferimento, o episódio serviu para que ele decidisse encerrar a carreira de jogador profissional. Odair recebeu uma camisa do Brasil, com número 5 e seu nome estampado na parte detrás.

“Quando cheguei aqui fiz uma oração por aqueles nossos amigos, que perderam a vida, pedindo que eles estejam num lugar de luz”, afirmou emocionado. Odair havia jogado antes pelo Brasil: em 2003. Depois no retorno, ele participou apenas daquele amistoso da viagem trágica a Santa Cruz do Sul.

HÉRNIA – O herói da partida de ontem pode ter feito seu último jogo neste Gauchão. Itaqui foi diagnosticado com uma hérnia inguinal e a recomendação é cirúrgica. A questão a ser resolvida nesta segunda-feira é se a cirurgia irá ocorrer agora ou mais adiante. O prazo para recuperação é de pelo menos 30 dias.

Pitol comemora o quarto jogo sem sofrer gol: sempre fazendo grandes defesas, como no chute de Roger Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

Pitol comemora o quarto jogo sem sofrer gol: sempre fazendo grandes defesas, como no chute de Roger
Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

Desafio para melhor defesa

A melhor defesa do Campeonato Gaúcho vai passar por enorme desafio na próxima partida – justamente diante pressionado Grêmio, quarta-feira, às 21h45, na Arena. Os dois zagueiros titulares estão suspensos. Heverton recebeu o terceiro cartão amarelo e Leandro Camilo foi expulso no final da partida contra o Inter.

Clemer deverá fazer escolhas obvias: Rafael Dumas e Gustavo Bastos serão escolhidos para compor o sistema defensivo. A principal dúvida é Itaqui, que jogou ontem sob efeito de medicamentos para diminuir a dor de uma hérnia inguinal. O jogador pode desfalcar a equipe se a decisão for pela cirurgia. Caso não jogue, a vaga ficará com Sousa.

Em contrapartida, os três emprestados pelo Inter – Alisson Farias, Mossoró e Artur – estarão à disposição do treinador. Os dois primeiros devem jogar naturalmente. O terceiro não é certo, porque Bruno Colaço foi um dos destaques do jogo de ontem. Marcelo Pitol comemorou o complemento do quarto jogo sem sofrer gol.

5ª rodada

Sábado, 3/2

Grêmio 0x1 Cruzeiro

Domingo, 4/2

Brasil 1×0 Internacional

Caxias 2×2 São José

Veranópolis 1×0 São Luiz

Segunda-feira, 5/2

Novo Hamburgo x São Paulo

Avenida x Juventude

Próximos jogos

Quarta-feira, 7/2

Grêmio x Brasil

Veranópolis x Caxias

Quinta-feira, 8/2

Internacional x São José

Quarta-feira, 14/2

Novo Hamburgo x Cruzeiro

São Luiz x São Paulo

São José x Avenida

Quinta-feira, 15/2

Juventude x Internacional

                                    CLASSIFICAÇÃO – GAUCHÃO

Col.

Equipes

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

1  Caxias 13 5 4 1 0 13 6 7
2 Brasil 13 5 4 1 0 6 1 5
3 São José 10 5 3 1 1 9 7 2
4 Internacional 9 5 3 0 2 8 3 5
5 Veranópolis 7 5 2 1 2 4 3 1
6 Cruzeiro 7 5 2 1 2 4 4 0
7 São Luiz 6 5 1 3 1 4 4 0
8 Juventude 4 4 1 1 2 5 6 -1
9 Avenida 4 4 1 1 2 5 8 -3
10 São Paulo 3 4 1 0 3 3 6 -3
11 Grêmio 1 5 0 1 4 6 12 -6
12 Novo Hamburgo 1 4 0 1 3 2 9 -7

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções