Diário da Manhã

segunda, 25 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

Guardas Municipais passam a integrar o comitê gestor do Sistema de Segurança Integrada com Municípios

06 março
08:27 2018

O comitê que gerencia o Sistema de Segurança Integrada com Municípios (SIM) passa a contar, a partir de agora, com um representante das guardas municipais do Estado. A oficialização foi feita pelo secretário Cezar Schirmer. Com a assinatura do SIM, a prefeitura de Montenegro, por meio de um termo de cooperação, cedeu o guarda Clovis Eduardo Pereira, para auxiliar nos assuntos referentes às corporações.

Para Schirmer, o ato concretiza a idéia de integração entre Estado e Município e representa a aproximação das forças policiais de diferentes esferas. “Uma das nossas vertentes é estimular os municípios a criarem suas guardas, que comprovadamente prestam um serviço muito relevante na prevenção de crimes e complementam a segurança de suas regiões”, disse.

IDEIA é a aproximação das forças policiais

IDEIA é a aproximação das forças policiais

Clovis Pereira faz parte do efetivo da GM de Montenegro e é presidente estadual do Conselho Nacional das Guardas Municipais e diretor de Assistência Técnica das Guardas Municipais do Brasil. De acordo com ele, o objetivo é criar um ambiente facilitador entre a SSP e as guardas municipais no que diz respeito ao SIM. “É importante ter alguém dentro do comitê que conheça bem os municípios e suas políticas internas. As dificuldades que um município iria ter para instalar uma guarda municipal, ele não terá mais”, afirmou.

 SIM – O Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) foi criado a partir da necessidade de unir esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada para o enfrentamento da violência e da criminalidade no Rio Grande do Sul.

O SIM está calcado em cinco vetores de integração: prevenção; operações; tecnologia; inteligência e informações; e ressocialização e sistema penitenciário. O sistema permitirá ao Poder Público prover melhor atendimento ao cidadão na área da segurança pública, otimizando recursos humanos e materiais, compartilhando tecnologias e informações entre os municípios e o Estado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções