BRASIL : Resistiu enquanto teve força
O Brasil fez o que pôde para segurar a invencibilidade no Bento Freitas. Resistiu até os 35 minutos do segundo tempo, quando o Grêmio desandou a fazer gols. A posse de bola constante do time de Renato Portaluppi tem o poder de cansar os adversários. Não é por caso que marcou 11 gols no segundo tempo das últimas três partidas: 4 a 0 no Xavante, na Arena; 4 a 0 no Monagas em Porto Alegre e 3 a 0 no Brasil – desta vez em Pelotas. Ontem, porém, a goleada foi dura demais para o esforço do Brasil.
Como na primeira partida da decisão, o Brasil disputou todo o segundo tempo com um jogador a menos. Na Arena, Eder Sciola foi expulso aos 44 minutos da primeira etapa. Ontem, Leandro Leite recebeu o cartão vermelho aos três minutos do tempo final. A missão de parar o Grêmio, que já era complicada, com a inferioridade numérica em campo se tornou impossível.
INÍCIO DE SUPERAÇÃO
O Brasil fez os primeiros 20 minutos de muita superação, sendo empurrado pela torcida. Com marcação alta, não permitiu que os volantes (Maicon e Arthur) do Grêmio ditassem o ritmo do jogo. Aos 12, Alisson Farias chutou da entrada da área e a bola “beliscou” o travessão. É verdade que nesse período, o Tricolor teve duas conclusões muito perigosas com Jael: a bola passou muito perto do poste em ambas as vezes.
Na sequência, o Grêmio impôs sua superioridade e foi melhor no restante do primeiro tempo. Luan teve três chances de gol. Numa cobrança de falta, a bola tocou na rede pelo lado de fora; numa assistência de Jael, Marcelo Pitol impediu o gol do camisa 7; e, aos 46, chegou a driblar o goleiro do Brasil, mas demorou para finalizar e a zaga afastou o perigo. O time da casa teve uma boa chance de contra-ataque, mas Clayson mandou a bola por cima do travessão.
EXPULSÃO, OUTRA VEZ
Leandro Leite levou o primeiro cartão amarelo cedo na partida, por deixar o braço no pescoço de Luan. O volante estava nervoso demais, reclamando a todo instante da arbitragem. No começo do segundo tempo, ele tentou segurar Jael por duas vezes na sequência do lance. Na terceira tentativa, ele parou o atacante gremista. Mereceu o vermelho. Mais tarde, Leandro Leite alegou ter sido ofendido pelo árbitro Leandro Vuaden.
O Grêmio ficou trocando passes, sem pressa de definir o jogo. Aos 35, Leo Moura cruzou da direita e Cícero fez 1 a 0. Em seguida, aos 39, Alisson acertou lindo chute da meia-esquerda, mandando a bola no ângulo. O terceiro gol foi de Leo Moura ao receber um passe magistral de Maicon.
Seis dias para projetar Série B
O Brasil não terá muito tempo para avaliar sua participação no Campeonato Gaúcho e a necessidade de mudança no elenco visando a Série B do Brasileiro. A estreia na competição nacional ocorre no sábado diante do São Bento, em Pelotas. Alguns profissionais do clube devem ainda receber proposta de outras equipes. O técnico Clemer e os jogadores Marcelo Pitol e Alisson Farias chegaram muito valorizados ao final do Gauchão.
“Com certeza, iremos manter a base”, assegurou Clemer. É claro que alguns jogadores não irão permanecer, porque não corresponderam no Gauchão. O atacante Dudu já deixou o clube para jogar a Divisão de Acesso pelo Ypiranga. Deyvid Saccony é outro que não teve chance no Gauchão, apesar de seu renome nacional.
Os atacantes Michel e Welinton Junior; e o zagueiro Rafael Vitor estão contratados. O atacante Juninho, que estava no Novorizontino, pode retornar ao Bento Freitas. Ele tem vínculo com o Atlético/PR.
BRASIL
Marcelo Pitol
Ednei
Leandro Camilo
Heverton
Colaço (Rafael Dumas)
Leandro Leite
Valdemir
Mossoró (Sousa)
Calyson
Alisson Farias
Lourency (Leo Bahia)
Técnico: Clemer
GRÊMIO
Marcelo Grohe
Leo Moura
Geromel
Kannemann
Bruno Cortez
Maicon
Arthur
Ramiro (Alisson)
Luan (Cícero)
Everton
Jael (Thonny Anderson)
Técnico: Renato Portaluppi
- Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
- Árbitro: Leandro Vuaden
- Assistentes: Rafael da Silva Alves e Lúcio Beiersdorf Flor
- Cartões amarelos: Leandro Leite (B); Jael e Alisson (G)
- Expulsão: Leandro Leite (3min do segundo tempo)
- Gols: Cícero (35min), Alisson (39min) e Leo Moura (44min do segundo tempo)