Diário da Manhã

segunda, 25 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

CALÇADÃO : Cronograma estabelece 9 meses de obras

CALÇADÃO : Cronograma estabelece 9 meses de obras
11 abril
08:33 2018

A Construtora Pelotense deverá concluir as obras de requalificação do Calçadão da rua Andrade Neves em novembro deste ano. O contrato assinado entre o Município e a empresa estabeleceu nove meses para a execução do projeto de requalificação, que inclui pavimentação, drenagem, acessibilidade e sinalização, além do aspecto urbanístico e paisagístico, iluminação, e arremates.

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) reuniu-se com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Pelotas (Sindilojas), Gilmar Bazanella, e com os lojistas com estabelecimentos localizados na quadra em obras (entre as ruas Sete de Setembro e Marechal Floriano), para tirar dúvidas sobre o andamento das obras e informar o andamento do cronograma.

A fase inicial será de remoção do piso antigo e, a seguir, atenção às redes subterrâneas e aos projetos de drenagem e esgoto sanitário. As escavações iniciaram-se na sexta-feira (6) e seguem com avanços.

As obras de revitalização do Calçadão – na Andrade Neves, entre as ruas Voluntários da Pátria e Lobo da Costa e, na Sete de Setembro, entre General Osório e 15 de Novembro – visam a melhorias das condições estruturais do espaço, beneficiando, principalmente, a circulação de pedestres.

As obras no Calçadão da rua Andrade Neves, que fazem parte de projetos de qualificação física do sistema de mobilidade urbana desenvolvidos pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), não dividem opiniões. Tanto lojistas como consumidores compartilham o mesmo ponto de vista: para melhorar, é preciso enfrentar alguns transtornos. Paulo Caruccio, pelotense assíduo na área central da cidade, comenta que o projeto de revitalização é bom e necessário. Para ele, o Calçadão precisava de reformas, porque é o ponto de grande concentração popular em Pelotas.

CONTRATO prevê prazos para todas as intervenções

CONTRATO prevê prazos para todas as intervenções

A consumidora Marta Bandeira Mota mostra-se detalhista e destaca a mudança da obra da terceira quadra em relação às anteriores. Para ela, a qualidade do tapume (metálico) é a maior, além da organização do desenvolvimento do trabalho. “A mudança será muito boa e trará as melhorias que o Calçadão precisava. Modernização e manutenção são fundamentais, além do fato de ampliar as áreas de convivência, com mais bancos e infraestrutura. Se quisermos uma cidade mais bonita e melhor, temos que encarar as reformas”, comenta Marta. Para a lojista Iara Corrêa, gerente de farmácia de manipulação localizada entre as ruas Sete de Setembro e Marechal Floriano, a obra era aguardada desde janeiro. “Não registramos queda de vendas devido à colocação do tapume, pois a obra se desenvolve com qualidade. Só de vermos o projeto do Calçadão pronto já ficamos felizes. A cidade precisa de mudanças”, afirma Iara. A gerente de Ótica da quadra em obras, Jaqueline Fonseca, elogia a organização desta nova etapa de revitalização do Calçadão. Para ela, mesmo que reduza o fluxo de clientes, a mudança vai compensar, e a expectativa é grande para ver tudo pronto. A lojista relata que pessoas tropeçavam e caíam com frequência, devido à falta de conservação do piso. A troca por um novo trará mais segurança e beleza para a área central.

Canteiro de obras foi montado novamente

Canteiro de obras foi montado novamente

A operadora de caixa de supermercado, Jaqueline Silveira Laner, diz que o estabelecimento continua com o movimento habitual de consumidores. O tapume e as obras não registraram queda. Ela aprova as intervenções e salienta que o Calçadão precisava melhorar.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções