CHANCE DE ACESSO : Vinícius Sinotti aposta numa competição muito equilibrada, com até 15 times como candidatos diretos à Série A
Uma competição equilibradíssima, na qual de 12 a 15 equipes aparecem com condições de brigar pelas quatro vagas na primeira divisão de 2019. E o Brasil se coloca neste bloco de postulantes ao acesso. Esta é a opinião do diretor executivo de futebol do clube rubro-negro, Vinícius Sinotti, ao projetar a Série B do Brasileiro, que começa nesta sexta-feira e se estende até novembro.
“Vai ser uma competição com muita paridade. São de 12 a 15 equipes em condições de buscar vaga na Série A. Não tem um grande favorito, mas são equipes parelhas. E o Brasil está neste bloco, porque fez uma grande campanha no Campeonato Gaúcho, contratou quatro reforços e pode trazer ainda mais um ou dois jogadores. Não é favorito a nada, mas é candidato”, avalia o dirigente.
A Série B é uma competição longa, que exige regularidade. O Xavante espera fazer do Bento Freitas um fator de desequilíbrio em seu favor. “Jogar em casa sempre foi uma força do Brasil. Nos últimos seis meses nós só perdemos para o Grêmio, que é o melhor time do Brasil – não eu que estou dizendo, mas é a opinião dos grandes analistas de futebol do país. Precisamos fazer a diferença em casa, já começando pela partida de sábado, contra o São Bento”, ressalta Sinotti.
EQUIPE – No treino desta quinta-feira o técnico Clemer testou uma formação diferente de meio-campo. Zé Augusto apareceu na linha de quatro do meio-campo, fazendo as funções centralizadas ao lado de Alisson Farias, enquanto Calyson e Lourency ocuparam as extremas. Michel ocupou o comando de ataque. O time teve Marcelo Pitol; Eder Sciola, Leandro Leite, Heverton e Arthur; Leandro Leite, Zé Augusto, Calyson, Alyson Farias e Lourency; Michel.
Série B 2018
Remanescentes
- Brasil
- Boa Esporte
- CRB
- Criciúma
- Figueirense
- Goiás
- Guarani
- Juventude
- Londrina
- Oeste
- Paysandu
- Vila Nova
Veio da A
- Atlético/GO
- Avaí
- Coritiba
- Ponte Preta
Veio da C
- CSA
- Fortaleza
- Sampaio Correa
- São Bento
Fórmula
As equipes se enfrentam em turno e returno no sistema de pontos corridos. Os quatro melhores colocados sobem para a Série A de 2019; e os quatro últimos caem para a Série C. O time que somar o maior número de pontos será o campeão.
Abertura será em Fortaleza
Quatro partidas abrem nesta sexta-feira a edição de 2018 da Série B do Campeonato Brasileiro. Ao contrário de edições anteriores, quando a competição tinha um representante dos grandes clubes do futebol brasileiro, a atual tende ser equilibrada. É claro que quem desceu da Série A no ano passado – Coritiba, Ponte Preta, Atlético/GO e Avaí – possuem mais poder de investimento do que os concorrentes.
A Série B será aberta no Castelão, em Fortaleza. A equipe do Fortaleza enfrenta o Guarani, às 19h15, retornando à segunda divisão nacional, depois de uma sequência de insucessos no momento de decidir seu acesso na Série C. No comando da equipe cearense está uma das atrações da competição: o técnico Rogério Ceni. O ex-goleiro está pressionado no cargo, depois de perder o estadual para o rival Ceará.
O Juventude estreia também nesta sexta-feira, às 21h30, enfrentando o Figueirense em Florianópolis. O time de Julinho Camargo irá encarar um adversário embalado pela recente conquista do título do Campeonato Catarinense. Os principais reforços do time caxiense estiveram com Julinho no Veranópolis: o lateral direito Felipe Mattioni e os volantes Bertotto e Jair.
Os outros dois jogos de hoje: Atlético/GO x Criciúma e Oeste x CRB.