EXÉRCITO : 8ª BIMtz tem novo comandante
A 8ª Brigada de Infantaria Motorizada – Brigada Manoel Marques de Souza 1º – tem novo comandante desde a manhã de ontem, quando foi realizada a passagem de comando do general Carlos Alberto Dahmer para o general Ernesto de Lima Gil, em cerimônia realizada na sede da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª BIMtz). A prefeita Paula Mascarenhas prestigiou a solenidade.
O general Dahmer, em Pelotas, realizou extraordinário e qualificado trabalho. Estreitou laços entre o Exército e os cidadãos. Foi atuante na segurança pública, parceiro do Pacto Pelotas Pela Paz e do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), colaborando com sua experiência”, comentou a prefeita Paula.
A solenidade de troca do Comando iniciou-se com a inauguração do retrato do general Dahmer na galeria de ex-comandantes da 8ª BIMtz. O comandante Militar do Sul, general de Exército Geraldo Antônio Miotto conduziu a cerimônia, enfatizou que o ato simbolizava a ligação do ex-comandante à história e contou detalhes da rotina da profissão de militar e a importância do acompanhamento das famílias. Dahmer vai para Brasília, onde comandará o Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército.
O comandante Militar do Sul referiu-se a Pelotas como cidade acolhedora e de pessoas de bem, e atribuiu à profissão de militar a maior credibilidade depositada pelo povo.
A transmissão do Comando foi no pátio externo da 8ª Brigada, com anúncio dos decretos do presidente da República, de exoneração do general Dahmer do cargo e de nomeação do general Lima Gil. O general Miotto destacou a atuação de Dahmer, fez referências a sua formação e liderança, e enumerou missões – dentre as quais a participação no Pacto Pelotas Pela Paz e no GGI.
“Desejo que o novo comandante, general Ernesto de Lima Gil, mantenha as relações cordiais, fortes e produtivas que existem entre a 8ª Brigada e a Prefeitura”, salientou a prefeita ao manifestar boas-vindas.
Carlos Alberto Dahmer comandou cerca de quatro mil homens e mulheres que compõem a 8ª BIMtz, onde permaneceu desde maio de 2016. Despediu-se com agradecimentos aos militares, à tropa, aos pelotenses, às entidades, à iniciativa privada, à Câmara de Vereadores, ao Judiciário, aos órgãos de segurança e, de forma especial, à Prefeitura. Referiu-se com carinho à esposa Mara, à filha Camila e à mãe Dolores.
O sucessor, general Lima Gil, é natural do Rio de Janeiro, casado com Adriana e pai de três filhas. A cerimônia de posse no Comando foi encerrada com desfile militar da banda, grupamentos, pelotões e viaturas.
Entre as autoridades civis e militares, estiveram presentes os secretários municipais de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira; de Governo, Clotilde Victória; e de Administração e Recursos Humanos, Abel Dourado; o assessor especial Sadi Sapper; e os vereadores Fabrício Tavares (PSD), Luiz Henrique Viana (PSDB), Daniel Trzeciak (PSDB), Éder Blank (PDT) e Cristina Oliveira (PDT).