FENADOCE : Apresentações de “O gato comeu”
Espetáculo infantil será a atração musical desta terça e quarta na Feira Nacional do Doce
Por Carlos Cogoy
Balão Mágico, Trem da Alegria, Palavra Cantada, Saltimbancos, Patati Patatá. Grupos que são lembrados no repertório do show infantil “O gato comeu”. Além dos sucessos que embalam as crianças, também releituras de clássicos como “Os três porquinhos”, “Chapeuzinho vermelho” e “Pinóquio”. No espetáculo, também podem ser inseridas adaptações de autores como Monteiro Lobato e o pelotense João Simões Lopes Neto (1865/1916). Em destaque, as composições autorais, criadas pelos músicos Junior Noble (violão e voz), e Alexandre Vianna (cajón e segunda voz). Nalgumas apresentações, também a participação de Desirée Costa – idealizadora do musical infantil -, que atua como contadora de histórias. O trio está divulgando a agenda de apresentações na Fenadoce. Nesta terça às 15h, e amanhã às 16h30min, oportunidades para se divertir com “O gato comeu”.
IDEIA – Jornalista Desirée Costa, pós-graduanda em mídias na educação (Furg), criou o projeto do musical infantil. Como objetivos, o grupo divulga: “estimular a musicalidade e a interatividade social que a música proporciona às pessoas, e principalmente às crianças; motivar nas crianças o conhecimento e a cultura que, dentro da sua faixa etária, lhe é devido, com músicas apropriadas; ressaltar a importância da música infantil para o crescimento do intelecto e na formação do cidadão; gerar atividades extraclasse que, de forma didática trabalhem o entretenimento como estímulo individual e coletivo”. O trabalho pode ser levado a escolas, festas, aniversários e eventos em geral. Para conhecer mais, basta acessar ‘O Gato Comeu – Musical Infantil’ no Youtube. Contatos com Desirée Costa via WhatsApp: (53) 9 9104.9159 (Claro), ou 9 8146.5605 (Tim). E-mail: [email protected]
INTERATIVIDADE – O compositor e músico Junior Nobre, autor da maioria das letras do grupo, acrescenta: “A proposta é fazer um ‘revival’ das melhores músicas infantis das décadas de oitenta e noventa, chegando as atuais de qualidade. Além disso, musicamos histórias clássicas da literatura, interpretando cada tema de forma original e autoral. O show é interativo, irreverente e imperdível. De forma descontraída e alegre, buscamos interagir com as crianças através da música, da letra, da melodia e do lúdico. Como aspecto teatral do show, efetuamos trocas de adereços e brincadeiras. O musical é sugerido especialmente para crianças, mas como faz um resgate das décadas de oitenta e noventa, também envolve os pais que vivenciaram a infância naquela época. Com isso, criamos uma ciranda musical alegre e nostálgica”. Neste mês, informa o grupo, também acontecerá apresentação no dia 29. A partir das 19h, “O Gato Comeu” estará na 40ª Feira do Artesanato, Comércio, Indústria e Serviços do Rio Grande (FEARG).
TRAJETÓRIA – O projeto tem sido levado a eventos particulares e promoções populares. Assim, houve apresentações no Piquenique Cultural, Feira do Livro, Condomínio Veredas, “Verão Cultural” no Cassino, “Bairro da Gente” da Prefeitura, e escolas como Santa Mônica, Érico Verissimo, Castelinho, Corujinha, Yázigi Zona Norte.