BRASIL : Clemer não resiste ao Z-4
Treinador é demitido pelo Brasil e também sai diretor executivo Sinott
A derrota do Brasil para o Fortaleza, sexta-feira, na capital cearense – e a consequente permanência da equipe rubro-negra na zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro – trouxe consequências profundas no Bento Freitas. A comissão técnica foi demitida e também saiu o diretor executivo de futebol Vinícius Sinott. O ex-atacante Gustavo Papa assumiu o comando da equipe interinamente, enquanto Euzaide Lahn, o Peto, e Rogério Moreira respondem provisoriamente pelo departamento de futebol do clube.
A decisão de trocar o comando do futebol foi sacramentada pelo presidente em exercício, Eduardo Fagundes, em contato com o presidente Ricardo Fonseca, que se encontra na Rússia, acompanhando a Copa do Mundo. Não foi um processo natural. A demissão de Clemer e seus auxiliares (José Leão e Rubens Cardoso) se tornou pública no sábado à tarde, enquanto assessoria de imprensa do treinador assegurava que não havia sido feita nenhuma comunicação oficia aos demitidos. Apenas um telefonema do gerente executivo Edu Pesce, informando que haveria uma reunião domingo à tarde em Pelotas.
A confirmação oficial da mudança ocorreu no final da manhã deste domingo por Eduardo Fagundes. Ele informou também que Ricardo Fonseca já negocia a contratação de um diretor executivo de futebol. Papa já comanda os treinos, com o auxílio de Cirilo.
Nota
Clemer emitiu uma nota – divulgada por meio de sua assessoria de imprensa –, na qual ele confirma que tomou conhecimento da demissão da comunicação técnica por meio do noticiário da imprensa. Até o momento da elaboração da nota, Clemer não havia recebido nenhum contato do presidente em exercício Eduardo Fagundes e nem de Ricardo Fonseca. O preparador físico João Goulart não foi demitido, mas resolveu sair junto com os demais membros da comissão técnica.
Gilmar Dall Pozzo é o preferido para o cargo de técnico. Já para a função de gerente executivo de futebol, a hipótese é de contratação de Carlos Kila, que estava no Joinville.
Série B
11ª rodada
Segunda-feira, 11/6
- Juventude 1×1 Coritiba
Terça-feira, 12/6
- Londrina 1×3 Goiás
- Figueirense 1×0 Sampaio Correa
Quinta-feira, 14/6
- Guarani 0x0 São Bento
Sexta-feira, 15/6
- Fortaleza 2×0 Brasil
- Boa 0x2 Avaí
- CRB 2×0 Ponte Preta
Sábado, 16/6
- Vila Nova x Atlético/GO
- Oeste 2×2 Criciúma
- Paysandu 0x0 CSA
12ª rodada
Terça-feira, 19/6
- Ponte Preta x CSA
- Avaí x Guarani
Quinta-feira, 21/6
- Brasil x Criciúma
- Goiás x Juventude
Sábado, 23/6
- Coritiba x Figueirense
- São Bento x Londrina
- Fortaleza x Oeste
- Boa x Vila Nova
- Sampaio Correa x Atlético/GO
- CRB x Paysandu