ENSINO FUNDAMENTAL : Prefeita entrega uniformes
A prefeita Paula Mascarenhas, acompanhada do vice Idemar Barz e do secretário de Educação e Desporto (Smed), Artur Corrêa, fez a entrega simbólica dos uniformes para uma turma de primeiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Joaquim Nabuco, no Areal, na manhã de ontem.
Os 24.550 uniformes para a Rede já estão sendo distribuídos. Receberão todos os alunos a partir do pré 1.
Paula falou sobre os uniformes, que foram reformulados em uma parceria da Prefeitura com o curso de Tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). O kit de inverno é composto por calça, casaco, moletom e camiseta de manga comprida. O de verão, por short e camiseta de manga curta. O novo modelo foi estudado para o conforto e funcionalidade. Além disso, leva a marca da cidade, que vai além dos governos.
“O novo uniforme foi estudado para ser o mais lindo da cidade. E é!”, avaliou a prefeita. Para ela, “Quem usa o uniforme se identifica; se sente parte de uma comunidade. Eu também estudei em escola pública. Em uma estadual, o Assis Brasil, e usava uniforme”, conta Paula.
O secretário Artur Corrêa diz que o uniforme ajuda a identificar o aluno como parte da Rede. Para ele, é importante que os responsáveis mandem as crianças uniformizadas para a escola. Entre os benefícios, estão a diminuição das diferenças sociais, causa frequente de bullying entre as crianças, e a economia feita pelos pais.
AMPLIAÇÃO
Após a entrega dos uniformes, a prefeita assinou a ordem de serviço para a construção da passarela coberta que dará acesso à entrada principal da escola e ao ginásio, drenagem e ajardinamento do acesso. O investimento será de R$ 41.377,07. A obra começa nesta semana e tem prazo de entrega de quatro meses.
A Escola possui mais de 350 alunos, em turmas do pré 1 ao quinto ano. Uma das crianças, Matheus Lucas Crisel Moraes, em nome dos demais, pediu que a instituição passe a atender todo o Ensino Fundamental, pois estão adaptados ao espaço e acostumados com os colegas e professores de lá. A prefeita disse que avaliaria a possibilidade, considerando o que seria necessário para a ampliação.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Durante a visita ao refeitório, Paula falou sobre a importância de uma boa alimentação – não basta abrir um pacote de bolachas. O hábito faz parte de uma cultura para uma vida saudável. A alimentação escolar é planejada para suprir as necessidades de cada faixa etária.
TROCAS DO UNIFORME
Caso seja necessário, os responsáveis pelos alunos podem solicitar a troca do uniforme. Para agilizar o processo, o pedido deve ser feito diretamente na Central de Uniformes, na rua Santos Dumont, 641, das 9h às 14h.