Solução no meio-campo Xavante
Enfim, o Brasil mostra dois meias capazes de dar criatividade ao time
O Brasil encontrou finalmente a solução para um problema crônico do meio-campo: a produção da linha ofensiva. Pereira e Maicon Assis desequilibraram o jogo de terça-feira – vitória de 2 a 0 diante do Boa Esporte, no Bento Freitas – e indicaram qual é o caminho para o técnico Gilmar Dal Pozzo. Os dois devem jogar lado a lado neste sábado, às 16h30, diante do Guarani, em Campinas, pela 18ª rodada da Série B do Brasileiro.
Pereira foi pela primeira vez o camisa 10 que o Brasil esperava que fosse: criativo, participativo, decisivo e marcando um golaço, além de dar assistência para o segundo gol – assinalado por Maicon Assis. Foi a melhor atuação de Pereira dos quatro jogos com a camiseta rubro-negra. Mais à vontade em campo, ele chamou a responsabilidade para conduzir a equipe no caminho da vitória.
Maicon Assis, que havia jogando alguns minutos do jogo anterior em Goiânia, mudou a equipe no segundo tempo. Dal Pozzo reconheceu que sua entrada no time na volta do intervalo serviu para desarrumar a marcação do Boa. “Ele entrou por dentro e nos deu vantagem no setor”, admitiu o treinador. Com Maicon Assis e Pereira, o Brasil teve produção num setor que vinha se mostrando árido em termos de criatividade.
Outro fato positivo é que pela primeira vez nesta Série B a defesa do Brasil passou dois jogos sem tomar gol. Depois da vitória reabilitadora diante do Boa, a interpretação da estatística recente ganha também outro enfoque: o time está há três partidas sem perder (uma vitória e dois empates). Falta alcançar a regularidade: tem apresentado rendimento distinto de um tempo para o outro.
CRB vira alvo do Xavante
A 17ª rodada da Série B do Brasileiro não foi totalmente favorável ao Brasil, apesar de sua vitória por 2 a 1 diante do Boa Esporte no Bento Freitas. Os concorrentes mais próximos – aqueles que estão perto da zona de rebaixamento – venceram também na terça-feira. O Londrina fez 3 a 0 no Oeste, o Paysandu bateu o Guarani por 1 a 0 e São Bento reagiu ao ganhar por 2 a 1 do Sampaio Correa.
O melhor resultado paralelo foi o empate do CRB com o Criciúma por 0 a 0 em Alagoas. O time alagoano passou a ser o alvo xavante, porque a diferença entre eles é de apenas um ponto. O Brasil é o primeiro time do Z-4, com 18 pontos, enquanto o CRB está com 19. Na próxima rodada – sábado – haverá o confronto direto entre CRB e Londrina no Rei Pelé. Se o Rubro-Negro vencer o Guarani, em Campinas, irá sair da zona de rebaixamento.
Os jogos da 18ª rodada: sexta-feira – Avaí x CSA e Paysandu x Figueirense; sábado – Goiás x Oeste, CRB x Londrina, Guarani x Brasil, São Bento x Atlético/GO, Juventude x Fortaleza, Criciúma x Vila Nova, Coritiba x Ponte Preta e Boa x Sampaio Correa.